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13/08/2019 - Recrutadores

Turnover: saiba como diminuir a rotatividade dos colaboradores

Conheça algumas estratégias que te ajudam a reter talentos e diminuir seus custos.

Manter a previsão orçamentária em dia e uma gestão financeira equilibrada é o sonho de qualquer empresa. E isso tem tudo a ver com turnover.

O turnover é um índice de medição da rotatividade de funcionários de uma corporação, que compara entradas e saídas de colaboradores.

Se o seu turnover é alto, seu giro de pessoas com certeza tem gerado altos custos com rescisão, processos seletivos, treinamentos e integração.

Para minimizar essa rotatividade e auxiliar na saúde financeira da sua empresa, listamos algumas estratégias que te ajudam a reter talentos e diminuir seus custos.

Mas, antes de mais nada, você sabe em quanto está o seu turnover?

Para calcular esse índice, tenha em mãos os números de contratações e desligamentos de um mesmo período, basta aplicar as seguintes fórmulas:

1º passo – N de admissões + N de desligamentos / 2 = X

2º passo – X / N total de funcionários

Além do cálculo tradicional, é possível aplicar medições específicas, como o turnover de cada setor, de profissionais por tempo de casa, etc.

Feito isso, caso seu número esteja alto, chegou a hora de entender o motivo.

Dentre as principais causas apontadas para o turnover em empresas estão: salários incompatíveis e melhores propostas da concorrência; conflitos interpessoais e insatisfação com os líderes; ambiente corporativo tóxico e cultura de trabalho excesso; inadequação entre o perfil do colaborador e os requisitos da vaga.

Ciente dessas informações, chegou a hora de aplicar algumas ações internas para reduzir a rotatividade dos seus colaboradores.

Abaixo algumas sugestões para minimizar o seu turnover

– Tenha planos de carreira

Crie planos de carreira claros, definindo metas de performance e uma possível relação com o tempo de contratação.

Também é possível aplicar esses planos com divisões de um cargo em níveis – júnior, pleno e sênior ou I, II e III – ampliando a perspectiva de crescimento dos colaboradores e, consequentemente, minimizando o índice de turnover da sua empresa.

Se sua empresa for de pequeno porte, a melhor opção é atuar com planos de desenvolvimento individual (PDI), desenhados para nortear a carreira do profissional com apontamentos de competências e habilidades necessárias para que seus objetivos sejam alcançados.

Aplicando o PDI, será preciso mostrar aos colaboradores a importância de sua atuação para se obter sucesso, valendo-se de ferramentas que aumentem o foco e a produtividade, bem como de feedbacks contínuos.

– Ofereça benefícios e treinamentos

Tenha um programa de benefícios atrativo. É sabido que grande parte dos profissionais se importa mais com bons benefícios do que com um pequeno aumento de salário.

Dentre os benefícios oferecidos, é possível incluir treinamentos, sejam eles ministrados na empresa ou custeados externamente. Nesse caso, além de manter os colaboradores engajados, sua empresa passará a contar com profissionais atualizados e mais capacitados.

No mais, a disponibilização de bônus e premiações também costuma ser um atrativo para o time.

– Motive seus colaboradores

Apesar de os benefícios serem importantes, nem sempre motivação está atrelada aos ganhos em dinheiro. Muitas vezes, essa questão pode estar em dia, atendendo às expectativas dos colaboradores, que ainda assim se mostram desmotivados.

Uma das causas relacionadas ao turnover aponta para insatisfação com a liderança e, invariavelmente, se refere ao que o profissional relata como “falta de reconhecimento”.

Programas de feedbacks com reuniões periódicas entre líder e colaborador, ou até mesmo o envio de e-mails de agradecimentos ao final da entrega de projetos e demandas são formas de injetar motivação e reconhecimento no ambiente de trabalho.

Estimular as equipes a se elogiarem entre si também é uma alternativa importante para ampliar esse “gás” dos profissionais.

– Garanta qualidade de vida

Partindo do princípio de que um dos principais gatilhos para o turnover nas empresas é o excesso de trabalho e cansaço, outra ação fundamental para minimizá-lo é garantir a qualidade de vida de seus colaboradores.

Para tanto, é imprescindível estar atento à oferta de um ambiente corporativo saudável, com uma atmosfera leve e agradável, e à disponibilidade de equipamentos e tecnologias que permitam a execução de tarefas sem maiores desgastes.

Além disso, uma boa gestão de jornada de trabalho e melhor divisão de atividades são fundamentais para evitar horas extras e férias acumuladas, que causem exaustão aos profissionais.

Horários flexíveis e a opção de home office costumam auxiliar nessa ação.

– Melhore seus processos de recrutamento e seleção

Por fim, obter mais assertividade nos seus processos de recrutamento e seleção é uma ótima maneira de reduzir o seu turnover. Isso porque contratar colaboradores que tenham adesão às vagas, não somente observando suas competências técnicas, como também seu perfil comportamental, assegura que o novo profissional não se frustre com as tarefas propostas ou com a cultura empresarial e peça o desligamento.

Esse cuidado também garante que a própria empresa não tenha que desligar o colaborador, devido a condutas inadequadas, conflitos ou ausência das entregas previstas.

Se seus processos seletivos não vêm obtendo os resultados esperados, uma opção a ser levada em consideração é a contratação de uma empresa especializada, como é o caso da Avance Authent, uma consultoria que está há mais de 25 anos no mercado de RH. A Avance realiza processos de recrutamento e seleção que alinham as necessidades das empresas contratantes às perspectivas dos candidatos, resultando em assertividade nas admissões.

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