BLOG

02/02/2021 - Candidatos, Recrutadores

Trabalho Híbrido: Conheça o modelo e saiba como implementar

A pandemia da Covid-19, em 2020, trouxe o home office como solução para enfrentar o isolamento social no mundo corporativo. Agora, em 2021, as empresas estão vivendo um momento de transição e pensando num futuro próximo, pós-pandemia, onde precisarão estar preparadas para unir gestão online e offline.

O modelo de trabalho híbrido tem ganhado força a médio e longo prazo. Abandonar o home office pode ser desperdício de tempo e recursos, ao mesmo tempo em que o modelo presencial também tem vantagens que não podem ser deixadas de lado, como o contato entre as equipes, mantendo o espírito colaborativo, assim como a realização de reuniões e eventos corporativos.

A Avance-Authent separou algumas informações importantes sobre o assunto para que você possa ficar atualizado sobre este novo modelo de trabalho. Confira!

 

O QUE É O TRABALHO HÍBRIDO?

Trabalho híbrido é um modelo no qual o colaborador se alterna, ao longo da semana, entre dias em que trabalha presencialmente no escritório da empresa e dias em que está em home office.

Para muitos, esta prática não chega a ser novidade, pois já vinha sendo implementada em algumas empresas para determinadas funções. No entanto, ela tem sido bastante estudada atualmente para o período pós-pandemia, após as instituições terem se certificado de que o trabalho remoto também funciona e não deve ser descartado em prol do modelo tradicional adotado anteriormente.

Trabalho híbrido é uma tendência para o pós-pandemia

O modelo híbrido permite uma rotina de trabalho flexível, mantendo as boas práticas do trabalho em casa, com maior concentração, e trazendo apenas o melhor do presencial, como os vínculos sociais. Os colaboradores podem organizar as próprias rotinas para dar conta das demandas e outras atividades.

Os benefícios trazidos por este modelo de trabalho são muitos:

  • Produtividade;
  • Segurança;
  • Engajamento;
  • Otimização de atividades;
  • Diminuição de atrasos dos colaboradores (por conta do trânsito, por exemplo);
  • Descentralização e aumento do trabalho em equipe;
  • Redução de custos;
  • Melhor gestão do tempo para realização de atividades profissionais e pessoais.

 

COMO IMPLEMENTAR O TRABALHO HÍBRIDO COM EFICIÊNCIA?

As empresas podem adotar configurações de trabalho híbrido muito diferentes. Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de implementar o modelo: capacitação de funcionários, aquisição de softwares específicos, adequação dos espaços em home office e a revisão do modelo organizacional.

  1. Cultura organizacional – O conjunto de valores e comportamentos esperados dos colaboradores precisam ser revistos. Afinal, o ambiente físico colabora para transparecer o espírito e a forma com a qual as empresas esperam que o trabalho aconteça. Cabe aos gestores desenvolverem uma relação mais humanizada com suas equipes, procurando incentivar as habilidades interpessoais em prol do coletivo. Flexibilidade em horários e mudança na forma de lidar com os funcionários no dia a dia são prioridade. 

 

  1. Gestão de pessoas – Com o novo modelo organizacional, o departamento de Recursos Humanos deve estar atento a questões, como: capacitação constante dos colaboradores; mapeamento dos indicadores de produtividade; formação de lideranças voltadas às competências e habilidades para gerir equipes que trabalham de forma híbrida; cuidado com a qualidade de vida no trabalho; atendimento à legislação trabalhista; e manutenção dos direitos dos funcionários.

 

  1. Comunicação – Se no trabalho presencial, uma boa comunicação interna já era uma tarefa difícil para as empresas, com o trabalho híbrido, surge o desafio de garantir que a comunicação esteja fluindo de maneira transparente e que todos recebam as informações que precisam mesmo alternando entre home office e trabalho presencial. 

 

  1. Tecnologia – As organizações precisam se responsabilizar por plataformas e aplicativos que favoreçam a comunicação, a documentação e o acompanhamento de processos. Quem está no escritório precisa se comunicar com aqueles que estão em casa de forma fácil e efetiva. Preocupar-se também com a cibersegurança é imprescindível. É preciso contar com um plano de proteção de dados que contenha ações diversas que vão desde um antivírus corporativo até a criação de redes privadas e wi-fi seguro, a fim de evitar ataques de hackers e a perda ou vazamento de informações sensíveis e valiosas.

 

Ao adotar o trabalho híbrido, é importante que os gestores se preocupem em equilibrar os dias e quem vai ou não ao escritório. A gestão do tempo adquire um novo significado, a linha entre trabalho e vida pessoal também vai se tornando ainda mais tênue com o novo modelo. Por isso, as empresas precisam garantir que haja equilíbrio entre os dois momentos para que o trabalho híbrido, realmente, se torne eficaz. 

Post relacionados

15/06/2021 - Recrutadores

Assim como todos os profissionais que entram no mercado de trabalho, as pessoas com Down se fortalecem e mudam suas posturas, sentindo-se mais independentes e capazes de realizar seus desejos quando começam a trabalhar.

08/06/2021 - Candidatos, Recrutadores

O home office – ou trabalho remoto – já era praticado por algumas empresas com parcimônia há alguns anos, tanto que passou a ter uma regulamentação própria após a Reforma Trabalhista, em 2017.

01/06/2021 - Candidatos, Recrutadores

Com a segunda onda da pandemia da Covid-19 e o alto número de mortes que ainda assombram o país – sem falar na possibilidade de uma terceira onda –, muitos colaboradores se sentem perdidos em relação à volta ao trabalho presencial.

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562