BLOG

22/10/2019 - Candidatos

Tenho um novo chefe, e agora?

A equipe da Avance listou dicas de como lidar com a mudança de chefe.

Se a sua relação com seu chefe antigo já andava estremecida por algum motivo, a chegada de uma nova chefia pode ser animadora.

Por outro lado, se você e seu chefe anterior tinham uma relação de confiança e parceria, a notícia dessa mudança de gestão pode estar te deixando um tanto quanto receoso e até mesmo insatisfeito.

Independentemente de qual era o cenário prévio, sua única certeza é de que a troca de chefe vai ocorrer e você vai passar a responder a um novo gestor.

E agora? Como se comportar para tirar o melhor proveito dessa situação?

 

– Esteja pronto para recomeçar

Seu novo chefe chegou sem informações prévias de toda a equipe e, portanto, da mesma forma que essa mudança significa um recomeço para ele, também será para você e o restante da equipe.

Sim, você também terá que recomeçar para estabelecer esse vínculo profissional, mostrando aos poucos suas competências e habilidades.

Faça uma análise nos pontos que faziam da sua relação com a antiga chefia ser positiva e também liste possíveis melhorias. Esse é o momento de você também crescer junto e criar uma relação respeitosa e harmoniosa com seu novo líder.

 

– Conversem individualmente

Nos dias que se seguirem, após a chegada do novo gestor, procure agendar um bate-papo individual. Nada de fazer isso no primeiro dia de trabalho do chefe. Apesar do cargo de liderança, ele também necessita de um momento para se organizar e assimilar essa mudança.

Mas, voltando a sua reunião, aproveite o momento para se apresentar de forma mais direta e se colocar à disposição para as atividades. Também procure saber quais são as metodologias dele de trabalho e as expectativas diante das suas entregas.

 

– Seja objetivo

Nas primeiras semanas, todo mundo que entra em um novo emprego acaba recebendo um grande número de informações para processar. Por isso, o ideal é ser claro e objetivo em seus e-mails e conversas.

Especifique de forma direta quais são as necessidades de determinada tarefa, como se dá sua continuidade, qual sua meta.

Lembre-se: na maioria das vezes, menos é mais.

 

– Não force intimidade

Ser simpático e agradável é fundamental, mas nada de bombardear seu novo chefe com perguntas pessoais para tentar se tornar mais próximo.

Conversas neutras voltadas ao ambiente profissional podem te ajudar a estreitar a relação, sem parecer inapropriado.

Por falar em simpatia, procure não ficar reclamando insistentemente de sua rotina de trabalho, dos clientes ou da própria empresa, para não passar uma imagem de intolerância ou insatisfação completa.

 

– Evite comparações

Ficar fazendo comparações do novo chefe com o antigo ou com colegas de trabalho não é um bom jeito de iniciar essa relação.

Ficar sendo comparado com outras pessoas não é uma situação confortável para ninguém.

Dessa forma, se quiser elogiá-lo, faça isso de maneira honesta e individual, sem precisar desabonar a imagem dos demais profissionais que já atuaram ou ainda atuam com você.

 

Avance Authent

Seja em cargos de liderança ou de diferentes níveis de carreira, a Avance Authent tem vagas disponíveis nos mais diversos segmentos do mercado.

Se você está em busca de novas oportunidades, deixe seu currículo conosco.

Acesse nosso site e confira as vagas abertas.

Post relacionados

05/11/2019 - Candidatos

Listamos algumas dicas para quem está em busca de uma oportunidade em uma multinacional.

29/10/2019 - Recrutadores

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

15/10/2019 - Recrutadores

Saiba quais características pessoais aperfeiçoar para melhorar seus processos de recrutamento e seleção.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562