BLOG

06/10/2020 - Candidatos

Supere o medo: dicas para uma reviravolta na carreira

Quando falamos em mudança, a primeira coisa que vem à mente é o medo. Isso porque ela nos remete ao desconhecido, à dificuldade de se adaptar ao novo e à possibilidade do que planejamos não acontecer exatamente como o esperado. Temos a tendência de perceber o negativo de uma forma muito maior do que o positivo. É preciso entender que o novo é estimulante e motivador.

 

Em se tratando de mudança de carreira, o desafio de superar o medo é maior ainda. Principalmente, para aqueles que já estão consolidados em suas áreas de atuação. Tal situação faz com que permaneçamos acomodados e conformados com o que já conquistamos e muitos sonhos acabam sendo deixados de lado.

No entanto, se tudo o que está fazendo no âmbito profissional não condiz com o que você realmente deseja, pode estar certo de que é hora de mudar! Ao se dedicar a essa mudança, a oportunidade de crescimento e satisfação ficarão muito mais próximas.

Nós, da Avance-Authent, separamos algumas dicas para você superar o medo e dar uma reviravolta na sua carreira de forma consciente. Confira!

Mudanças na carreira

AUTOCONHECIMENTO

Escolher uma nova área de atuação não é tarefa das mais fáceis e que possa ser feita num ímpeto. A rotina por estar há muito tempo fazendo a mesma coisa, o cansaço e o estresse com o chefe ou colegas de trabalho podem nos confundir e acelerar uma tomada de decisão que requer tempo.

Antes de optar por uma mudança, é preciso ter clareza do que se pretende fazer. Tente se afastar de sua rotina por alguns dias e reflita, com distanciamento, sobre as decisões que quer tomar. É importante ter esse momento de reflexão e autoconhecimento.

 

PREPARE-SE PARA A MUDANÇA

Não basta perceber que está na hora de gerar mudanças profissionais e jogar tudo para o alto. É importante começar a se preparar para a mudança, pois é uma decisão que terá grande impacto na sua vida, inclusive do ponto de vista financeiro.

Você precisa avaliar o mercado do qual está querendo fazer parte, analisar as perspectivas de crescimento que você vislumbra na nova carreira, pensar na satisfação pessoal e na sua qualidade de vida.

Ninguém nasce com todas as ferramentas necessárias para ter sucesso profissional. Todos percorrem um longo caminho de transformação e preparo, com doses de inteligência emocional, capacidade de controlar o medo, coragem, gestão de tempo, disciplina, entre outras competências.

 

PLANEJAMENTO

Para que a mudança aconteça sem sobressaltos, um plano de ação é fundamental. Estabeleça metas para atingir seus objetivos e determine um prazo para que a transição aconteça. Desta forma, você não se perderá no caminho, deixando as prioridades de lado.

Em seguida, é hora de investir em cursos, treinamentos ou outras formas de autodesenvolvimento para que se sinta apto e preparado para enfrentar a concorrência.

Ah! E não se esqueça de ter uma reserva financeira, pois você enfrentará um período de incertezas e inseguranças. Isso faz parte do processo, não precisa se desesperar. Além disso, tenha em mente que, inicialmente, você não terá o mesmo salário que ganhava antes. Assim, com esta reserva, você se sentirá mais tranquilo para fazer a transição.

 

CONSTRUA UMA REDE DE CONTATOS

O famoso networking é essencial para qualquer carreira, principalmente, quando você está entrando em uma nova área. Passe a frequentar eventos relacionados a ela para que você venha a conhecer pessoas que possam ser importantes na sua caminhada profissional.

Ao construir essa rede de contatos, ficará mais fácil encontrar inspirações, referências ou cases de sucesso, além de trocar experiências e dicas com quem já passou por algo parecido com o que você está vivendo.

 

 

 

Post relacionados

20/10/2020 - Candidatos, Recrutadores

As empresas podem contribuir para um ambiente em que cada funcionário desenvolva a sua inteligência emocional, fazendo com que os profissionais alcancem melhores resultados. Saiba mais em nosso blog.

13/10/2020 - Candidatos

Para que você não caia em armadilhas, veja a lista que a Avance-Authent preparou com os principais erros de etiqueta online.

29/09/2020 - Candidatos

São muitos os desafios para quem toma uma decisão como esta e a Avance-Authent separou alguns deles em nosso blog!

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562