BLOG

08/10/2019 - Candidatos

Saiba responder à pergunta “por que devemos te contratar?”

Se você fica na dúvida sobre como se sair bem ao encarar a questão “por que devemos te contratar?”, veja dicas de como se sair bem.

 

Você enviou seu currículo e foi chamado para um processo seletivo. Chegada a hora da entrevista provavelmente o recrutador irá te perguntar o motivo pelo qual a empresa deve te contratar. E agora?

Se você fica na dúvida sobre como se sair bem ao encarar a questão “por que devemos te contratar?”, saiba que você não é o único, afinal essa é uma das perguntas mais temidas e perigosas do recrutamento.

Por mais que você esteja seguro de suas competências, nem sempre é fácil argumentar as principais razões para ser o escolhido. Por outro lado, o recrutador está ali para contratar o profissional que fale não somente sobre suas características positivas, mas também que comprove com fatos seu perfil e suas experiências.

Ou seja, não existe uma resposta padrão, o profissional de RH quer saber se o candidato consegue se apresentar profissionalmente tão bem quanto o fez em seu currículo, evidenciando de forma clara e objetiva suas qualidades e como pretende agregar valor à empresa.

Mas, se não existe certo ou errado ao responder essa questão, qual a melhor forma de se sair bem nesse momento? Os especialistas da Avance Authent comentam.

 

– Analise a vaga e seus requisitos

Antes de ir até a entrevista, é fundamental reler com detalhes o cargo e os requisitos da vaga para qual está “concorrendo”. Se você não sabe quais são as atividades que vai realizar se a empresa te contratar, dificilmente vai conseguir argumentar como poderia se sair bem após a sua seleção.

Quais são as habilidades, competências e valores que a vaga requer? A partir dessa informação você pode começar a construir sua resposta.

 

– Agregue suas experiências

Depois de descobrir quais as principais demandas da oportunidade que está buscando, é hora de avaliar quais das suas experiências e características podem te levar a ter um bom desempenho em suas tarefas, quando a empresa te contratar.

Essas informações vão te ajudar a complementar sua resposta de maneira coerente.

 

– Fale sobre sua vontade de aprender

Se a vaga pela qual você tem interesse  é em uma área na qual você não possui experiência anterior, seja por ser o seu primeiro emprego ou porque você está mudando de área, é fundamental que sua resposta para o motivo pelo qual ela deve te contratar seja baseada na sua vontade de aprender.

No entanto, nesse caso, também é preciso estudar a empresa, conhecendo a fundo seus valores, produtos ou serviços. Assim, será possível falar sobre quais aspectos especificamente você teria interesse em se desenvolver, deixando claro que você sabe o que fala e o que almeja.

 

Agora que você tem algumas dicas de como estruturar sua resposta, vale estar atento a duas linhas de argumentação que devem passar longe de como responder à pergunta “por que devemos te contratar?”.

– Não seja arrogante

Desqualificar seus “concorrentes” não é uma boa estratégia. Ganhe pontos falando sobre você, ao invés de fazer os demais candidatos perderem pontos. Você passará uma imagem muito mais positiva e honesta.

– Evite falar de questões pessoais

Estar passando por dificuldades pessoais pode fazer com que você queira abrir seu coração e falar das suas necessidades. Seja por excesso de sinceridade ou para comover o profissional de RH, essa não é a melhor estratégia para convencer o recrutador a te contratar.

Você com certeza é um profissional de talento, por isso, é sempre mais indicado falar de suas competências e de como poderia agregar dentro da empresa.

 

Avance Authent

Com mais de 25 anos no mercado, a Avance Authent realiza processos de recrutamento e seleção para empresas de diferentes portes, nacionais e multinacionais.

Deixe seu currículo conosco e, caso seu perfil se adeque a uma de nossas vagas, em breve você será acionado para um processo seletivo.

Post relacionados

10/12/2019 - Candidatos

Saiba como organizar a rotina para dar conta de todas as atividades deste fim de ano.

03/12/2019 - Candidatos

Confraternizações são extensões da empresa. Saiba o que não fazer na festa desse ano.

26/11/2019 - Candidatos

Saiba como tirar proveito dos feedbacks recebidos, tornando-se um profissional cada vez melhor.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562