BLOG

01/12/2020 - Candidatos

Saiba o que pode atrapalhar a produtividade no trabalho

É considerada produtividade no trabalho a relação direta entre a quantidade produzida ou atendida de demandas e o período utilizado para a sua realização. Ou seja, execução ágil, com qualidade de processos, e conclusão antecipada dos serviços, que traga resultados positivos para a empresa.

A produtividade não está relacionada a quantas horas passamos trabalhando, mas ao quanto conseguimos produzir em determinado período. Para isso, é preciso organizar o fluxo de trabalho, eliminar distrações e deixar os maus hábitos de lado.

A Avance-Authent separou alguns itens que podem atrapalhar a nossa produtividade, gerando atrasos, diminuindo eficiência e nos tornando menos criativos. Leia com atenção para melhorar seu desempenho profissional!

Foco na produtividade

  • Uma boa noite de sono é fundamental para qualquer atividade ser produtiva no dia seguinte. Evite o uso de computador, smartphone ou tablet na cama. A onda azul emitida por esses eletrônicos afeta nosso humor, a capacidade de adormecer e piora a qualidade do nosso sono, pois nos deixam mais alertas. Por isso, desligue os dispositivos e aproveite o momento para descansar a mente.
  • Parar a atividade que está desempenhando no ambiente de trabalho para navegar na internet, ver notificações, ler e-mails ou atender o telefone faz com que percamos a linha de raciocínio. Necessitamos de 15 minutos de foco contínuo para conseguir nos concentrar e entrar no estado de fluxo (também chamado de estado de euforia ou flow). Só devemos sair deste estado se for para resolver algo realmente urgente, senão o ideal é terminar antes o que está fazendo. 
  • Precisamos ter a consciência de que não somos “multitarefas”. Quando dividimos nossa atenção em tarefas diferentes, acabamos não dando a devida importância a nenhuma delas. Nosso cérebro não tem a capacidade de executar várias coisas ao mesmo tempo. Além de cair a nossa produtividade, cai também a qualidade dos serviços realizados. 
  • O ato de procrastinar – adiar as tarefas mais difíceis – faz com que percamos o nosso horário de maior produtividade, que é o período da manhã. O ideal é que lidemos com as demandas mais complexas quando a cabeça está descansada. Costumamos procrastinar quando definimos metas inalcançáveis, queremos recompensas imediatas ou buscamos aquela ideia ou solução perfeita. Portanto, é melhor ficar atento ao que você cobra de si mesmo e planejar suas atividades para não ser prejudicado pela procrastinação.
  • Por incrível que pareça, reuniões também acabam com nossa produtividade. Deixamos de realizar as tarefas do dia para participar de reuniões que, em muitas vezes, se resolvem com uma troca de e-mails. Caso não seja possível se livrar delas, uma boa dica é marcar um horário de término para evitar que ela se estenda mais do que o necessário.

Post relacionados

13/04/2021 - Candidatos

O mercado cada vez mais competitivo passou a exigir dos profissionais que estão em busca de uma oportunidade uma série de atributos que não são aprendidos na faculdade, mas que são fundamentais para o crescimento na carreira e para o trabalho em equipe: habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação.

06/04/2021 - Recrutadores

Para aprimorar o crescimento de uma empresa e tomar decisões mais assertivas que sejam capazes de ajudar no bom desempenho dos colaboradores é fundamental fazer avaliação de desempenho.

30/03/2021 - Recrutadores

Grandes empresas já vivem uma realidade mais inclusiva porque por lei são obrigadas a preencher uma parcela das vagas com pessoas com deficiência. Mas é preciso enxergar o valor que a diversidade traz ao ambiente corporativo:

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562