BLOG

12/01/2021 - Candidatos

Quais serão os maiores desafios enfrentados pelas empresas em 2021?

Início de ano e o momento é de analisar os desafios para 2021 e traçar estratégias eficazes para enfrentá-los. A pandemia da Covid-19 causou um grande impacto nas empresas brasileiras.

Foram muitas as transformações ligadas não só ao mundo corporativo, mas também ao mercado, com a adaptação de produtos e serviços para uma nova lógica de consumo.

Atenta a isso, a Avance-Authent fez um levantamento sobre quais serão os principais desafios que as empresas enfrentarão ao longo deste ano. Veja!

É possível uma empresa se destacar em 2021?

1) Inovar para se destacar

Oferecer ao mercado um produto ou serviço diferenciado é o que faz uma empresa ser bem-sucedida. Por isso, é preciso estar antenado às necessidades dos consumidores para poder surpreendê-los constantemente. A inovação é uma atitude que mapeia e dribla de forma criativa os problemas enfrentados não só pelos clientes, mas também pelos colaboradores da empresa. Ela costuma aflorar em épocas de crise e deve ser de fato aplicada para melhorar a estratégia de crescimento das organizações. Mas lembre-se de que a inovação não é um improviso: ela precisa ser adotada durante a rotina corporativa com um bom planejamento e o preparo da equipe. 

2) Preparar lideranças para o futuro

Liderar ganhou novos significados, sobretudo, sobre a capacidade de se adaptar a cenários difíceis, de engajar e motivar times em períodos de instabilidade. E esse é um dos grandes desafios para o setor de Recursos Humanos em 2021: desenvolver as lideranças para um mundo dinâmico, desafiador e desconhecido.

  1. Capacitar os líderes para a mudança organizacional é um primeiro passo. Em 2020, as empresas não tiveram alternativas, foram obrigadas a mudar de forma repentina e engajar os times no decorrer da pandemia. O foco de 2021 é a flexibilidade.
  2. Promover uma jornada estimulante que faz com que os colaboradores sejam colocados no centro das decisões. Esta prática é chamada de Employee Experience.
  3. É de extrema importância construir times diversos com profissionais de diferentes trajetórias, visões de mundo, grupos sociais e backgrounds. E isso preciso estar refletido também nas lideranças.
  4. Formar líderes certos na hora certa. Muitas empresas possuem uma grande deficiência na formação de novas lideranças capazes de assumir responsabilidades em um cenário complicado. Oferecer mentorias e treinamentos de suporte de crescimento profissional para os times é um bom caminho.

3) Transformação digital

Investir cada vez mais em tecnologias e no universo digitais é um passo que precisa ser trilhado para o sucesso contemporâneo. A pandemia trouxe novas possibilidades de comunicação, atendimento e logística, onde os processos se tornaram mais ágeis e há uma maior interação com o público.

4) Planejamento estratégico

Um bom planejamento estratégico permite que as organizações possam rever números, redirecionar suas ações e se adaptar para que os gestores tenham mais chance de tomar decisões de forma assertiva.

 

Post relacionados

15/06/2021 - Recrutadores

Assim como todos os profissionais que entram no mercado de trabalho, as pessoas com Down se fortalecem e mudam suas posturas, sentindo-se mais independentes e capazes de realizar seus desejos quando começam a trabalhar.

08/06/2021 - Candidatos, Recrutadores

O home office – ou trabalho remoto – já era praticado por algumas empresas com parcimônia há alguns anos, tanto que passou a ter uma regulamentação própria após a Reforma Trabalhista, em 2017.

01/06/2021 - Candidatos, Recrutadores

Com a segunda onda da pandemia da Covid-19 e o alto número de mortes que ainda assombram o país – sem falar na possibilidade de uma terceira onda –, muitos colaboradores se sentem perdidos em relação à volta ao trabalho presencial.

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562