BLOG

20/08/2019 - Candidatos

Procurando emprego? Saiba como valorizar seu currículo

Algumas simples mudanças podem fazer seu currículo chamar mais atenção dos recrutadores.

Se você está em busca de um estágio ou de um emprego, com certeza já precisou redigir, ou atualizar, seu currículo.

Pode parecer uma tarefa simples, mas, acredite, muita gente acaba perdendo oportunidades por não estruturar seu currículo de forma organizada e coerente, isso sem falar nas constantes mentiras contadas nessa apresentação profissional.

Já parou para pensar que seu currículo pode ser melhorado? Nossos especialistas separaram algumas dicas para você descobrir como fazer seu CV chamar atenção dos recrutadores.

1. Crie um currículo claro e objetivo

Você pode ter experiência e conteúdo para escrever um livro, mas nem pense em fazer isso. Seja objetivo, priorizando informações essenciais de forma clara, sem muitos floreios.

Liste sua formação e especializações; habilidades e experiências profissionais; além de atividades extracurriculares que tenham algum valor para as vagas que você procura.

De forma geral, uma ou duas páginas costumam ser suficientes para apresentar tudo aquilo que o recrutador precisa saber sobre você.

2. Garanta a boa escrita

Agora que você já organizou todas as informações de forma direta e sucinta, faça uma revisão gramatical. Leia e releia tudo que escreveu no currículo.

Se preferir, você pode pedir para algum familiar ou amigo fazer uma última revisão. Certificar-se da boa escrita é uma ótima forma de garantir que não vai perder oportunidades de entrevista, por conta de um CV com erros de português.

3. Dê um toque multimídia

Use a tecnologia a seu favor, criando portfólios online e até mesmo abastecendo blogs profissionais ou seu perfil no LinkedIn.

Aliás, incluir o endereço da sua página na rede social corporativa pode ser uma boa maneira de estender sua apresentação, mantendo seu currículo objetivo.

4. Crie mais de uma versão

Se a sua busca por oportunidades abrange diferentes áreas de atuação ou se você vai entregar o currículo diretamente a uma empresa, vale a pena adaptar o conteúdo de uma forma mais direcionada.

Afinal, partindo da premissa de ser objetivo, é importante ressaltar as especializações, habilidades e cursos certos, que realmente agreguem valor ao seu perfil para essa ou aquela vaga.

Se você busca uma oportunidade como contador, talvez seu curso técnico de designer não seja tão importante quanto seus conhecimentos avançados em Excel, por exemplo.

5. Exclua todas as mentiras

Valorizar o currículo não significa inventar formações, habilidades ou experiências.

Sua apresentação profissional deve conter somente informações verdadeiras, afinal, além de pegar mal você ser descoberto em sua mentira ao longo de uma das etapas do processo seletivo, ser contratado para uma tarefa para a qual você não possui as competências técnicas necessárias, provavelmente vai te levar a uma demissão muito antes do que você imagina.

Dê prioridade à sua credibilidade profissional, evitando mentiras comuns como a do nível de inglês superior ao que condiz com a realidade ou maior tempo de experiência em empresas anteriores.

 

Agora que você já redigiu – ou atualizou – seu currículo, que tal compartilhar ele com a Avance Authent?

Somos uma consultoria especializada com mais de 25 anos atuando com RH.

Realizamos processos de recrutamento e seleção para vagas voltadas a diferentes níveis de profissionais, nos mais diversos setores do mercado. Conheça nossas oportunidades no site ou em nossa página do Instagram.

Post relacionados

05/11/2019 - Candidatos

Listamos algumas dicas para quem está em busca de uma oportunidade em uma multinacional.

29/10/2019 - Recrutadores

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

22/10/2019 - Candidatos

Os especialistas em RH da Avance Authent listaram dicas de como lidar com a mudança de chefe.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562