BLOG

13/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

Plano de carreira: A importância da gestão de cargos e salários

Um dos caminhos para reter talentos na empresa e desenvolver ao máximo seus potenciais é oferecer um bom plano de carreira para seus colaboradores. Mas o que vem a ser um plano de carreira?

 

É um programa estruturado que dá aos funcionários uma visão de crescimento ou caminho a ser percorrido antes mesmo de fazerem parte de uma instituição. Nele, são determinadas as competências necessárias para cada posição hierárquica e qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

 

Ao utilizarem ferramentas e processos de gestão de cargos e salários, as organizações melhoram o clima organizacional, criam oportunidades de desenvolvimento e estimulam os funcionários a serem mais produtivos.

 

Oportunidades de crescimento aumentam o tempo de permanência na empresa

 

Esta visão é adequada para empresas com estrutura de carreira formal, ou seja, quando o organograma já foi definido há um tempo e tem cargos e funções bem desenhados. Os colaboradores conseguem visualizar qual é o seu momento atual e o que podem esperar nos próximos anos, quais indicadores de desempenho são avaliados e o que precisam fazer para alcançar outras posições ou cargos.

 

OS DIFERENTES TIPOS DE PLANOS DE CARREIRA

1. Plano de carreira em Y: este plano sugere que, a partir de um determinado cargo, o funcionário precisará escolher se segue carreira de especialista ou gestor.

 


2. Plano de carreira em W: ao invés de dois caminhos de crescimento, este plano sugere um terceiro, que é um misto das outras duas opções, ou seja, ele pode se tornar um gestor de projetos. O profissional não chega a ser um líder tradicional, mas acompanha o desempenho das pessoas dentro de um projeto, dando feedbacks técnicos e atuando de forma consultiva.

 

3. Plano de carreira para empresas em alto crescimento: o próprio funcionário é quem constrói os degraus que irá fazê-lo crescer dentro da empresa.

 

A GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

 

Uma boa gestão de cargos e salários ajuda a melhorar a experiência do colaborador com a empresa. Para tanto, é preciso superar alguns desafios. Confira!

 

  • Divida a empresa em cargos na medida certa, descreva as atividades de cada função e estabeleça salários justos, dentro da média do mercado, para toda a equipe.

 

  • Mostre que o sucesso da gestão depende de todas as áreas da empresa, desde a definição dos critérios até a aplicação do plano no dia a dia.

 

  • Estabeleça uma comunicação transparente e direta com todos os colaboradores para evitar expectativas difíceis de serem alcançadas.

 

  • Deixe claro quais serão os requisitos que os funcionários terão que cumprir para assumir um determinado cargo.

 

  • Aplique ações que possibilitem a manutenção e continuidade dos talentos, mantendo o crescimento da empresa.

Post relacionados

27/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

A Saúde Ocupacional tem como objetivo prevenir problemas relacionados ao trabalho, evitando doenças físicas ou mentais causadas pela rotina corporativa, garantindo um ambiente laboral favorável ao bem-estar de todos os profissionais.

20/07/2021 - Candidatos

Contrato de experiência é uma modalidade de contrato que tem vigência por um prazo determinado (limite máximo de dias para vigorar), com o objetivo de verificar se os novos colaboradores têm aptidão para exercer a função para as quais foram contratados e se adaptarão à cultura organizacional da empresa e condições de trabalho.

06/07/2021 - Recrutadores

A diversidade é um assunto que tem sido muito debatido atualmente. Para as empresas, investir em um ambiente plural aumenta a competitividade e produtividade do negócio.

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562