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18/02/2020 - Recrutadores

Pesquisa de engajamento: como aplicar e ter resultados

Saiba como extrair todas as vantagens proporcionadas por uma pesquisa de engajamento.

Manter o nível de engajamento de um time é um dos principais desafios de gestão e também uma das tarefas mais importantes a serem tiradas do papel.

Isso porque o engajamento dos profissionais est√° diretamente relacionado ao sucesso da empresa, ao cumprimento de metas e prazos de entrega e ao turnover.

Mas, como saber se a equipe está satisfeita com o ambiente interno, valorização, reconhecimento e relacionamento com os colegas e gestores? Aplicando periodicamente uma pesquisa de engajamento.

Pensando nos in√ļmeros benef√≠cios obtidos com essa pr√°tica, a Avance Authent listou dicas de como elaborar uma boa pesquisa e como fazer para realmente extrair as vantagens que ela oferece.

 

Elaborando uma pesquisa de engajamento

Quando falamos em elaborar uma pesquisa, precisamos lembrar que termo vai além de copiar um questionário já pronto.

A ideia √© que as perguntas estejam alinhadas com a realidade da empresa e, mais do que isso, que realmente respondam √†s d√ļvidas que existem relacionadas ao engajamento dos colaboradores.

Com base nessas particularidades, a pesquisa deve:

РResponder a um escopo pré-definido entre gestores, trazendo retorno sobre temas específicos;
– Ser an√īnima, a fim de garantir que todos os profissionais se sintam √† vontade para expor seus pontos de vista, sem medo de sofrerem algum tipo de retalia√ß√£o;
РSer informada com antecedência, para que todos possam reservar um tempo para respondê-la e que, se necessário, os líderes possam organizar suas equipes para participarem;
– Ser clara e objetiva, composta por perguntas diretas sobre engajamento e evitando question√°rios muito extensos.

Importante: se sua empresa for muito grande, o ideal √© trabalhar com perguntas de alternativas, para que seja poss√≠vel escalonar as respostas e enxergar o cen√°rio com mais praticidade. Pesquisas qualitativas costumam ser mais facilmente aplicadas em corpora√ß√Ķes menores, onde √© poss√≠vel avaliar respostas dissertativas individualmente.

 

Mas, o que fazer com as respostas da pesquisa de engajamento?

Depois de aplicada a pesquisa de engajamento, tendo atingido o maior n√ļmero de participantes poss√≠vel, √© hora de compilar as respostas sobre os diferentes aspectos abordados e avaliar quais provid√™ncias necess√°rias.

Sim, de nada adianta aplicar uma pesquisa para descobrir qual o n√≠vel de engajamento dos seus colaboradores e o que os tornaria ainda mais engajados, se voc√™ n√£o estruturar um planejamento para implementar a√ß√Ķes posteriores.

Desde o princípio, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos, e não mobilizar todos para preencher o questionário à toa.

√Č compreens√≠vel que nem todas as solicita√ß√Ķes sejam pass√≠veis de serem atendidas. No entanto, √© fundamental atuar com transpar√™ncia.

Os profissionais precisam saber quais pontos levantados se tornar√£o a√ß√Ķes concretas dentro do ambiente empresarial. J√° os gestores precisam ter claros quais os demais pontos de melhoria foram citados na pesquisa de engajamento e que n√£o poder√£o ser implementados/realizados, para que possam travar di√°logos honestos com suas equipes e mostrar quais s√£o as limita√ß√Ķes que os impedem de atuar sobre esses.

Levar a sério a opinião dos profissionais, agindo de forma transparente, é uma das formas mais efetivas de aumentar a satisfação dos colaboradores, que, por sua vez, se sentirão ouvidos e respeitados, fazendo com que a pesquisa de engajamento cumpra sua função.

Quer saber mais sobre temas relevantes relacionados ao ambiente corporativo e processos de recrutamento e seleção? Confira o blog da Avance Authent e fique por dentro das melhores dicas de profissionais que atuam há mais de 25 anos no mercado de RH.

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