BLOG

06/08/2019 - Candidatos

Os riscos da contraproposta

Conheça os motivos para estar atento aos perigos de aceitar uma contraproposta.

Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas buscam grandes talentos, assim como muitos profissionais estão abertos a novas oportunidades. Esse cenário abre margem para uma conhecida – e arriscada – prática: a da contraproposta.

A contraproposta é a oferta realizada pela empresa empregadora, quando seu colaborador anuncia sua saída para ingressar em uma nova empresa. Essa circunstância, falsamente positiva, impacta em prejuízos, frustrações, e profissionais instáveis e sem um planejamento de carreira.

No Brasil, a quantidade de profissionais que aceita a contraproposta de seu empregador é alta e, em geral, proporcional ao número daqueles que se arrependem desta decisão.

Por isso, antes de ceder à tentação de propostas financeiras que te brilhem os olhos, sem ter que encarar mudanças de tarefas e ambiente, é fundamental avaliar todo o contexto da situação.

Nossos profissionais alertam que, em geral, os contras podem pesar mais do que os prós, e listam motivos para estar atento aos perigos de aceitar a contraproposta.

– Imagem a zelar

Se decidir ficar na empresa atual, mediante a contraproposta, não leve a oferta à corporação contratante. Colocar-se em meio a um leilão de salários, pode prejudicar sua imagem tanto diante do seu empregador, quanto diante da nova empresa, que gastou tempo e recursos durante um processo seletivo, criando grandes expectativas sobre a sua contratação.

Lembre-se que, com a decisão de aceitar a contraproposta, além de fechar as portas nesta empresa, você pode se prejudicar também com outros contratantes, já que os profissionais trocam informações e mudam de emprego, levando consigo referências positivas e negativas.

– Relação fragilizada

Apesar da contraproposta, sua atual gestão ficará ciente da sua intenção de mudar o que, consequentemente, trará uma mudança nessa relação, que pode se tornar frágil.

Você pode tanto ser colocado de lado em funções e projetos menos relevantes, já que abriu margem de que é um profissional que pode deixar o barco a qualquer momento, como também ter que abraçar uma infinidade de tarefas, já que agora custa mais caro do que os demais funcionários da equipe.

Além disso, você pode ficar na mira de demissões, em casos onde a empresa passe por processos de cortes.

– Reconhecimento reativo

Muitas pessoas costumam aceitar a contraproposta por impulso, se sentindo finalmente valorizadas. Entretanto, é importante refletir sobre a circunstância que despertou esse reconhecimento.

Se sua gestão só atendeu suas demandas quando você anunciou sua saída, no futuro, você terá de se valer dessa mesma cartada para conquistar novos objetivos. Essa é uma rotina profissional desgastante e incerta, que com certeza não valerá a pena.

– Não é só salário

Muitas vezes, o dinheiro é somente um dos fatores que o está levando a sair do emprego, e nem sempre o prioritário. Por isso, uma contraproposta com aumento salarial não irá suprir suas necessidades profissionais a longo prazo, como perspectivas de carreira, flexibilidade e qualidade de vida.

Em algumas situações, inclusive, a frustração do profissional está voltada à própria promessa de aumento salarial, que acaba sendo somente uma oferta vazia, não saindo do papel.

– Desconforto entre a equipe

As conversas dos bastidores não param e não é incomum que os colegas de equipe saibam das informações trocadas entre você e sua chefia. Pessoas que desempenham as mesmas funções que você podem se sentir injustiçadas e essa sensação pode refletir nas suas relações internas, gerando conflitos.

A decisão é sua

Apesar dos riscos que estão atrelados à oferta e aceitação de uma contraproposta, a decisão final é sempre do próprio profissional.

Por isso, se, por fim, você optar por se manter na mesma empresa, lembre-se de ter todas as ofertas da sua contraproposta formalizadas. É necessário conversar abertamente com seu superior direto para alinharem as expectativas e “minimizar” riscos.

Além disso, lembre-se de entrar em contato com a corporação que iria contratá-lo, informando com toda atenção e educação sua mudança de planos.

Avance Authent

A Avance Authent conta com uma equipe especializada em processos de recrutamento e seleção, oferecendo vagas em empresas de diferentes segmentos, nacionais e multinacionais.

Nossas oportunidades contemplam profissionais nos mais diversos níveis de carreira.

Acesse nossas vagas e participe de processos seletivos com quase 100% de aderência e assertividade.

Post relacionados

05/11/2019 - Candidatos

Listamos algumas dicas para quem está em busca de uma oportunidade em uma multinacional.

29/10/2019 - Recrutadores

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

22/10/2019 - Candidatos

Os especialistas em RH da Avance Authent listaram dicas de como lidar com a mudança de chefe.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562