BLOG

12/05/2020 - Candidatos

O TRABALHO EM HOME OFFICE PODE GERAR ESTRESSE

Trabalhar em casa, a princípio, parece ser o sonho de qualquer pessoa. Logo pensamos na comodidade, não perder horas no trânsito maluco da cidade, a possibilidade de trabalhar na paz e calmaria do conforto do lar. Possibilidade de mais flexibilidade e independência sobre o nosso tempo durante a jornada de trabalho do dia, como um período mais extenso de horário de almoço, ir à academia ou mercado no meio da manhã, focar uma demanda maior de afazeres em determinado período do dia de acordo com nossa disposição. No entanto, nem tudo é o que parece: fazer home office exige foco e organização. Se não houver disciplina, esta prática pode afetar nossa saúde mental e acarretar uma série de problemas que irão minar nossa produtividade e rendimento.

Nós, da Avance-Authent, visando o bem-estar e a preservação da saúde mental, separamos algumas situações para que você possa se atentar possa observar durante a prática de home office, a fim de evitar estresse, ansiedade ou falta de produtividade. São elas:

1. Não conviver com os companheiros no ambiente de trabalho e não ter feedback o tempo todo pode trazer um sentimento de solidão e isolamento. A troca, para essas pessoas, é essencial para um melhor desenvolvimento do trabalho. Sendo assim, faça reuniões virtuais quando necessário, solicite retorno em relação à sua demanda e tente descontrair um pouco com colegas no início ou ao final da vídeo chamada.

2. Misturar afazeres domésticos, vida pessoal e tarefas profissionais é algo mais do que comum para quem trabalha em casa. Tudo se confunde. Só que é necessário estabelecer limites, pois, senão, você acaba trabalhando por mais tempo que o necessário – ou mais do que se deve –, chega ao limite do cansaço mental e físico e acaba perdendo momentos preciosos de descanso, contato com a família ou até mesmo horas de sono. Isso gera muita ansiedade. Estabeleça hora para iniciar e finalizar a sua jornada de trabalho, como se você estivesse no escritório.

3. Já que estamos falando de ansiedade, é importante perceber alguns de seus sintomas: dificuldade de concentração, irritabilidade, problemas para adormecer ou permanecer dormindo. Ao somatizar todos esses sintomas, eles poderão se manifestar através de dor de cabeça, tensão muscular e problemas no estômago, por exemplo.

4. Criar uma pressão mental de que você precisa parecer ocupado o tempo todo também pode tornar estresse. Você se sente na obrigação de estar sempre online, de se mostrar disponível em tempo integral para que o outro tenha a sensação de que você gasta o seu tempo em casa de maneira produtiva, agregando valor para a empresa. Essa cobrança é dura e injusta, pois o importante é que você entregue a demanda de acordo com o que havia sido planejado.

5. A alimentação é outro fator que precisamos estar de olho. Muitos caem na armadilha de comer qualquer coisa já pronta ou pedir um lanche. O ideal é que você beba bastante água e evite alimentos gordurosos e industrializados em exagero, pois eles podem trazer sensação de cansaço e desânimo. Carboidratos também reduzem nossa produtividade e faz com que fiquemos em estado constante de fome. Uma alimentação saudável é imprescindível!

6. Preocupar-se com o ambiente escolhido para trabalhar dentro de casa faz toda a diferença: um lugar pouco iluminado pode trazer problemas de visão; um lugar pouco arejado e limpo pode levar você a ter doenças respiratórias e alergias; e uma cadeira desconfortável prejudica sua postura. São detalhes que fazem toda a diferença.

7. Por fim, o fato de estar em casa gera preguiça de sair para se exercitar, ocasionando um sedentarismo prejudicial à saúde: perda de flexibilidade, hipotrofia muscular, hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e das chances de ter infarto. Meia hora de atividades físicas já fará muito bem.

Estando atento a esses pontos, a Avance-Authent tem certeza de que você poderá ter a melhor das experiências com o home office!

 

Post relacionados

28/07/2020 - Recrutadores

O mercado está bastante aquecido para os profissionais de Tecnologia da Informação no Brasil. Saiba mais em nosso blog!

21/07/2020 - Recrutadores

Conheça no blog da Avance-Authent mais vantagens que as empresas ganham ao optar pela contratação de mão de obra temporária!

14/07/2020 - Recrutadores

Acesse nosso blog e leia mais sobre a importância do mapeamento de mercado!

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562