BLOG

28/07/2020 - Recrutadores

O aquecido mercado de TI

O mercado está franca expansão para os profissionais de Tecnologia da Informação não só em outros países ao redor do mundo, mas também aqui no Brasil. Segundo o Instituto de Pesquisa Científica ICD, os investimentos no setor de tecnologia no país chegarão a US$48 bilhões em 2020.

 

De acordo com relatório publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom, o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano; porém, são necessárias 70 mil para atingir a demanda do mercado. Ou seja, há um déficit de 24 mil formandos na área de TI que faz com que estes profissionais sejam bastante disputados.

Ainda baseado em dados do mesmo relatório, em 2019, houve um crescimento de 8% a 9% na área e a tendência é que, até 2024, a demanda por profissionais cresça quase 30%. Para o ICD, o Brasil terá um crescimento de cerca de 4,9% a 7,6% somente no ano de 2020, em contraposição com outros segmentos que se mostram mais abalados com a crise econômica causada pela pandemia da COVID-19, pelo isolamento social e pela queda do consumo.

As áreas que estarão em alta, segundo as pesquisas, são Internet das Coisas (IoT), segurança, Big Data, Nuvem, Inteligência Artificial (IA), tecnologia 5G e outras tecnologias, além de profissionais administrativos e de nível técnico.

Outro ponto que convém destacar para este crescimento é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O prazo limite para adequação à lei está próximo e as empresas precisam investir nas mudanças. Estima-se que cerca de 60% das companhias de tecnologia terão a segurança de informação como prioridade e dois terços delas estarão em processo de adequação.

 

PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO MERCADO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA 2020

 

Fonte: IDC – Predictions Brazil 2020

 

A ALTA DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO

É imprescindível, para as vagas, ter conhecimento atualizado em desenvolvedores de sistemas e dominar as áreas de Ciência de Dados e Segurança. Estar atento às linguagens de desenvolvimento que mais crescem, metodologias adotadas por empresas que ditam a área, saber de frameworks, ter multidisciplinaridade e falar inglês fluentemente também são pontos fundamentais para os candidatos conseguirem uma boa colocação.

Apesar de ser uma área que está com alta demanda no mercado de trabalho, é muito difícil encontrar mão de obra qualificada que domine habilidades técnicas necessárias, por lidar com tecnologias em constante transformação e ferramentas muito específicas.

 

VAGAS DISPONÍVEIS

A Avance-Authent teve um aumento na quantidade de vagas relacionadas à área de TI, o que comprova a carência de bons profissionais e o crescimento do mercado. Somos especializados em Recrutamento e Seleção e marcamos presença neste mercado atingindo elevados índices de qualidade e sucesso ao buscar e encontrar os melhores especialistas em TI.

 

 

 

Post relacionados

20/10/2020 - Candidatos, Recrutadores

As empresas podem contribuir para um ambiente em que cada funcionário desenvolva a sua inteligência emocional, fazendo com que os profissionais alcancem melhores resultados. Saiba mais em nosso blog.

13/10/2020 - Candidatos

Para que você não caia em armadilhas, veja a lista que a Avance-Authent preparou com os principais erros de etiqueta online.

06/10/2020 - Candidatos

Confira as dicas que separamos para você se dedicar a essa mudança profissional, fazendo com que a oportunidade de crescimento e satisfação fique muito mais próxima.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562