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14/07/2020 - Recrutadores

Mapeamento de mercado e pesquisa salarial

O mapeamento de mercado é uma ferramenta bastante importante para ajudar uma empresa a estabelecer uma política de Recursos Humanos eficaz e, consequentemente, atrair para as equipes colaboradores competentes que sejam capazes de gerar bons resultados.

 

Tal mapeamento pode envolver informações sobre os principais concorrentes, estudo de uma região para a instalação de uma nova unidade, cenário de contratações (identificação da oferta de profissionais e atratividade a partir de salários e benefícios oferecidos), qualificar e dimensionar dados envolvendo consumidores, quantidade de crédito no mercado, desempenho e demanda de produtos, capacidade de produção, tecnologia, preços, tendências, logística e carga tributária.

Além disso, é possível também criar um mapeamento organizacional, mais específico, com o objetivo de se conhecer a estrutura da empresa, com organograma, cargos, salários, benefícios e satisfação dos funcionários.

Um mapeamento bem-sucedido deve possuir:

  • Planejamento;
  • Coleta de dados;
  • Análise e comparações;
  • Elaboração e implementação de mudanças.

Conhecer todos esses detalhes se transforma numa rica fonte de informações que consegue direcionar a construção de estratégias, enxergando novas oportunidades, compondo uma equipe produtiva e trazendo, assim, melhorias sensíveis. Reduz-se os riscos e aumenta-se o retorno sobre o investimento. O desempenho desta tarefa requer o envolvimento de profissionais qualificados e dedicados.

 

BENCHMARKING

Benchmarking é uma outra denominação dada ao mapeamento de mercado e que ajuda na atração de talentos. Engana-se quem pensa que bons colaboradores são atraídos apenas por uma vaga bem divulgada ou, então, por um salário atrativo. É preciso investir em políticas que sejam vantajosas aos funcionários e oferecer benefícios reais.

Através do benchmarking é possível obter dados sobre os padrões de remuneração aplicados no mercado pelas empresas concorrentes, segmento de atuação e região onde a empresa está localizada. O mapeamento deve avaliar: horário de trabalho, plano de saúde, incentivo educacional e cultural, qualidade de vida e bem-estar, índices de turnover, localização da empresa e políticas de diversidade e inclusão.

Proporcionando o alinhamento entre a gestão de pessoas e a gestão estratégica, tem-se um aumento do nível de colaboradores da empresa, criando um diferencial competitivo capaz de gerar resultados cada vez melhores.

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

As empresas têm se mostrado cada vez mais preocupadas em ampliar a visão sobre a realidade do mercado, devido ao cenário macroeconômico competitivo e instável, pois precisam de maior velocidade de resposta às mudanças para conseguir estabelecer vantagem competitiva.

O mapeamento de mercado é uma ferramenta aplicada nos processos seletivos. Com ele, pode-se ter uma visão ampla do mercado no que diz respeito ao cargo desejado e o gestor de Recursos Humanos consegue identificar os profissionais mais bem colocados do mercado, os que vêm das melhores empresas e os que se encaixam dentro do perfil procurado. Como a principal função do RH é lidar com a gestão de pessoas, começar pelo recrutamento dos melhores profissionais traz benefícios para a corporação em médio e longo prazo.

Nós, da Avance-Authent, trabalhamos com mapeamento organizacional (organograma, cargos, salários, benefícios e satisfação dos funcionários), trazendo ao cliente informações sobre profissionais e empresas, apontando movimentos estratégicos relacionados à estrutura de suas áreas de negócio e repensando seu plano de sucessão, a partir de um estudo aprofundado e trabalho personalizado.

 

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