BLOG

02/10/2019 - Recrutadores

Home office: vantagens e desvantagens dessa prática

Afinal, adotar o home office com o seu time é uma alternativa boa ou não?

 

A realização do home office é cada vez mais comum no mercado de trabalho, mas ainda pode gerar dúvidas em muitos empregadores.

Ter uma equipe que atua esporadicamente ou full time em home office pode ser uma situação corriqueira em algumas empresas e quase improvável em outras.

Isso acontece porque, em algumas áreas de atuação, essa realidade é mais difícil de ser aplicada, e também porque muitos gestores ainda duvidam da efetividade do trabalho de profissionais que executem suas tarefas no regime de home office.

Mas, afinal, adotar essa estratégia com o seu time é uma alternativa boa ou não?

Como tudo nessa vida, o home office tem seus prós e contras. Por isso, os especialistas da Avance Authent listam, hoje, as vantagens e desvantagens dessa prática.

– Mais produtividade

Sim, alguns líderes acreditam que o aumento na flexibilidade da rotina de trabalho instituído com o home office, pode aumentar também a produtividade. E essa teoria pode, sim, ser uma realidade.

Se bem organizada pelos profissionais, uma agenda mais flexível pode trazer uma jornada de trabalho mais produtiva, por ser executada nos horários mais oportunos para cada um, já que algumas pessoas são muito mais ligadas e criativas pela manhã, enquanto outras estão a todo vapor no período noturno.

Além disso, pode-se contar com a disponibilidade para atender clientes em horário não comercial, por exemplo, ou atender demandas de outros países, de acordo com o fuso horário destes.

– Comodidade e qualidade de vida

Não há dúvida de que fatores externos como o trânsito e o tempo de deslocamento costumam fazer com que os colaboradores, muitas vezes, cheguem exaustos ou estressados no trabalho. E, se pensarmos que o estresse é, hoje, uma das principais causas de afastamento dos empregos, o home office pode ser um benefício e tanto para o funcionário e para as empresas.

Essa qualidade de vida pode ser uma motivação extra para aumentar o engajamento do time e a satisfação com a carreira.

– Redução de despesas

Outro ponto considerado positivo por muitos gestores quando se trata do home office é a redução de despesas com os colaboradores, que pode gerar mais lucratividade para a empresa.

Quantidade de equipamentos disponíveis, vale transporte, energia, dentre outras despesas podem estar na lista de custos que deixará de fazer parte do seu orçamento.

Algumas desvantagens do home office

Nem só de benefícios se constitui essa prática. Por isso, é importante lembrar de alguns inconvenientes que estão associados ao home office. Tais como:

– Problemas no foco

Alguns profissionais podem ter mais dificuldade para se concentrar e, em casa, os chamados ladrões de foco podem ser ainda mais atrativos, como a TV, o videogame e até mesmo a presença de alguns familiares e de pets.

É fundamental saber avaliar o perfil dos colaboradores da sua equipe e ter um diálogo sempre transparente, para que esses profissionais possam externar suas opiniões e qual metodologia lhes deixaria mais confortáveis e focados.

– Atividades mais individualizadas

Mesmo contando com a tecnologia para manter o contato com os demais membros da equipe, o profissional em home office tende a executar as tarefas de forma mais individualizada, podendo se sentir, às vezes, um pouco solitários.

Organizar algumas reuniões e dedicar algumas horas da semana para promover essa interação entre a equipe é uma estratégia para minimizar esse inconveniente.

 

Agora que você já tem a base desses prós e contras, será possível avaliar melhor a viabilidade de adotar o home office um ou mais dias na empresa.

Avance Authent

Independentemente da prática adotada em sua corporação, você poderá contar com a Avance Authent em seus processos de recrutamento e seleção.

São mais de 25 anos no mercado de RH, atuando com contratações permanentes, temporárias e com terceirização.

Conheça nossos serviços e conte conosco para ampliar a assertividade dos seus processos seletivos.

Post relacionados

15/10/2019 - Recrutadores

Saiba quais características pessoais aperfeiçoar para melhorar seus processos de recrutamento e seleção.

08/10/2019 - Candidatos

Se você fica na dúvida sobre como se sair bem ao encarar a questão “por que devemos te contratar?”, veja dicas de como se sair bem.

25/09/2019 - Candidatos

O famoso networking vai muito além da presença em eventos da sua área de atuação. Saiba como ampliar sua rede de contatos.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562