BLOG

02/06/2020 - Candidatos

FOI DEMITIDO? SAIBA O QUE FAZER!

Neste período em que a pandemia da Covid-19 impacta diretamente no setor econômico, estamos vendo a taxa de desemprego aumentar cada dia mais no país. O cenário negativo deve persistir nos próximos meses, o que faz crescer a incerteza do que virá. São muitos brasileiros que perderam empregos, atuam na informalidade ou não têm esperanças de rendas nesse momento.


Esperando por uma demissão ou sendo pego de surpresa, o fato é que não estamos blindados de carregar um sentimento de fracasso quando isso acontece. Há contas a serem pagas, família para ser sustentada e a perspectiva (ou falta dela) de encontrar um novo emprego em curto espaço de tempo pode gerar estresse e muito desgaste.

O que fazer agora, após ser demitido? Diante desta situação, a Avance-Authent separou algumas dicas para que você possa se organizar do ponto de vista pessoal e financeiro sem entrar em desespero. É preciso parar e buscar soluções conscientes. Confira!

  • Reúna a família, conte a real situação de desemprego para poder receber o apoio emocional e contribuição de todos nos cortes de despesas. Compartilhar a verdade faz com que todos pensem em ações conjuntas parar superar o momento de crise.
  • Faça um balanço das suas finanças e se organize para ficar um período sem renda fixa. Crie uma planilha, liste todas as despesas que você já tem e faça um planejamento de gastos para os próximos meses. Desta forma, você evita surpresas desagradáveis e protege sua reserva financeira.
  • Pense que agora é o momento de focar no básico, sem luxos ou gastos supérfluos. Opte por alimentação e produtos básicos, com custos menores; busque suspender pacotes de TV a cabo, de telefone e internet; valorize o que tem e não compre roupas e acessórios novos, eles não são essenciais. Evite dívidas. Se você já tem, analise e veja a possibilidade de suspender o pagamento ou renegociar as prestações.
  • Aproveite o momento e avalie o seu desempenho profissional e identifique seus pontos fracos. Se você perceber que seu problema é habilidade técnica ou conhecimento, invista em um curso de reciclagem ou capacitação – hoje em dia, existe uma infinidade de cursos online gratuitos ou por valores bastante acessíveis. Se o problema for comportamental, tente mudar as suas atitudes para criar uma história com novas possibilidades.
  • O networking é essencial numa situação como a que está passando. Foque na sua rede de contatos existente ou, então, busque ampliá-la: Linkedin, antigos colegas de trabalho ou com quem você teve contatos profissionais. Além disso, comunicar para seus amigos que você foi desligado e está em busca de uma nova colocação fará com que eles também possam te indicar novas vagas.
  • Este é o momento também de você perceber que não estava mais satisfeito profissionalmente e questionar se é exatamente isso que você pretende continuar fazendo ou em qual tipo de empresa você gostaria de trabalhar. Aproveite para repensar sua vida profissional.
  • Atualize seu currículo. Informe-se como os profissionais da sua área estão se apresentando ao mercado e acrescente todos os passos importantes da sua carreira nos últimos tempos, como cursos, graduações ou promoções. Quanto mais atualizado, moderno e objetivo for o seu currículo, maior serão as suas chances neste período de recolocação profissional.
  • Crie uma rotina e procure emprego diariamente. Pesquise em todos os canais que estiverem ao seu alcance, como internet, jornais, redes sociais e seus contatos. Informe-se sobre empresas que buscam profissionais como você e apresente-se a elas. Esse não é o momento de se esconder, mas, sim, de se apresentar ao mundo. É preciso empenho e paciência.
  • Pode ser que você não consiga rapidamente o emprego que você gostaria. Estamos num momento delicado. Então, adeque-se, seja flexível. Esteja aberto a uma eventual mudança de área ou um cargo abaixo de suas qualificações e metas financeiras. Às vezes, você entra em uma empresa não da maneira que planejava, mas pode ir conquistando espaço e chance de mudanças de cargos.
  • Cadastre-se em plataformas de busca de empregos e em consultorias de seleção e recrutamento, como a Avance-Authent. Somos conhecedores do mercado de trabalho e do perfil dos candidatos, através de muitos estudos, pesquisas e atualização constante de equipe. O método hunting e ferramentas como networking, banco de talentos e parceiros de mercado nos permitiram desenvolver um processo consistente para promover o encontro ideal entre empresas e candidatos.

Conte conosco!

 

Post relacionados

20/10/2020 - Candidatos, Recrutadores

As empresas podem contribuir para um ambiente em que cada funcionário desenvolva a sua inteligência emocional, fazendo com que os profissionais alcancem melhores resultados. Saiba mais em nosso blog.

13/10/2020 - Candidatos

Para que você não caia em armadilhas, veja a lista que a Avance-Authent preparou com os principais erros de etiqueta online.

06/10/2020 - Candidatos

Confira as dicas que separamos para você se dedicar a essa mudança profissional, fazendo com que a oportunidade de crescimento e satisfação fique muito mais próxima.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562