BLOG

11/02/2020 - Candidatos

Entrevista em grupo: como se sair bem

Fique por dentro de dicas para participar de uma entrevista coletiva e se sair bem diante de seus concorrentes.

A estrutura de um processo seletivo muda de empresa para empresa. Há lugares onde a entrevista é feita em várias etapas, mas sempre individualmente. E outros que apostam na entrevista em grupo para avaliar competências comunicativas, habilidades interpessoais, capacidade de liderança e até mesmo nível de criatividade.

A entrevista coletiva pode ocorrer em quatro formatos:

– Debate, onde cada candidato defende uma posição específica, criando uma linha de argumentação;
– Dinâmica, na qual os candidatos são reunidos em grupo para criar ou vender algo, além de resolver problemas em conjunto;
– Painel, também feita em grupo, para que cada participante exponha uma ideia e analise a mesma sob diferentes pontos de vista e
– Simulação, utilizada para apresentar um caso hipotético de situações ou crises que o profissional poderá enfrentar no seu dia a dia.

Seja qual deles for o modelo adotado, muitos candidatos têm pavor de pensar em dividir uma sala e a atenção do recrutador com seus concorrentes.

O fato é: querendo ou não, o importante é sempre estar preparado para participar de uma entrevista em grupo e se destacar, sem exagerar.

Por isso, a Avance separou algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa da seleção.

 

1. Prepare-se com o máximo de informações

Antes de participar de qualquer etapa do processo seletivo, pesquise sobre a empresa, sua atuação, o cenário atual do mercado em que está inserida e suas políticas internas.

O conhecimento sobre a organização faz com que você saia na frente em uma entrevista em grupo, garantido a você respostas mais assertivas junto ao recrutador.

 

2. Tenha em mente uma apresentação pessoal

Não precisa decorar um discurso, mas ensaiar uma apresentação com pontos principais sobre o seu perfil e seu histórico profissional faz com que você não se perca e nem se estenda demais na hora de se apresentar.

Esse ensaio pode te ajudar a perder a vergonha, criar uma linha de raciocínio objetiva e parecer mais confiante durante a entrevista coletiva, até mesmo na hora de falar sobre seus pontos fracos.

 

3. Participe de forma educada e consciente

O tempo de cada um dos candidatos pode ser reduzido, mas isso não significa que você deve ficar calado ou menos exposto em uma entrevista em grupo.

Demonstre entusiasmo e contribua com ideias originais, expresse sua opinião e interaja com os envolvidos na entrevista, sempre de forma calma e educada, sem atropelar a fala de ninguém ou questionar de forma agressiva a opinião dos demais concorrentes.

É importante ainda que você mostre interesse na fala de todos os participantes. Isso o mostrará como uma pessoa agradável, tolerante e que está longe de ser prepotente.

 

4. Fique atento a tudo que acontece

Preste atenção na sua comunicação não-verbal e na de todos a seu redor.

Enquanto um dos concorrentes se apresenta, você poderá avaliar o equilíbrio emocional demonstrado e como o recrutador se comporta diante daquele perfil e de suas respostas.

Estar atento também garantirá que você não se perca na hora de responder alguma pergunta direcionada a você durante a entrevista, tendo que pedir para que o profissional de RH repita o que deseja saber.

 

5. Seja pontual e não minta

Essas são recomendações válidas para qualquer tipo de entrevista e até mesmo para outros encontros dentro do ambiente corporativo.

Além de despertar uma boa impressão, a pontualidade te ajuda a estar calmo no momento de encontrar outros profissionais para uma reunião e também na hora do recrutamento e seleção.

Já no que diz respeito às mentiras, tanto no currículo quanto em conversas em geral, elas são inapropriadas e perigosas, visto que a qualquer momento você poderá cair em contradição, o que gerará um grande desconforto.

 

Avance Authent

Está procurando novas oportunidades de trabalho? A Avance Authent atua há mais de 25 anos no mercado de RH, intermediando processos de recrutamento e seleção, com quase 100% de assertividade.

Deixe seu currículo com a gente e, caso tenhamos uma vaga no seu perfil, você será convidado a participar de uma entrevista.

Post relacionados

31/03/2020 - Recrutadores

As redes sociais se popularizaram. Existe uma para quase todo tipo de assunto. Para o mundo dos negócios, não é diferente.

24/03/2020 - Recrutadores

Antes de mais nada, tente entender o porquê de tantas faltas. É um problema de comportamento do funcionário ou uma questão interna da empresa?

17/03/2020 - Recrutadores

Trabalho bem sucedido, metas alcançadas, ótimos resultados. Bem que o sucesso poderia chegar no salário também, não é?

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562