BLOG

10/12/2019 - Candidatos

Dicas que valem mais do que presentes para você organizar seu tempo neste fim de ano

Saiba como organizar a rotina para dar conta de todas as atividades deste fim de ano.

Todo fim de ano costuma ser corrido para quase todo mundo. É necessário finalizar tarefas do trabalho, antes do início de possíveis férias coletivas ou recessos, além de comparecer a almoços ou jantares com amigos ou contatos profissionais, organizar a viagem, entre outras coisas.

É tanta coisa na agenda de fim de ano que parece que o melhor presente de Natal seria ganhar mais de 24 horas no seu dia, não é mesmo?

Mas, calma! Na impossibilidade de estender os dias, que tal gerenciar melhor o seu tempo? É garantido que seu fim de ano será menos caótico e que você poderá se planejar para entrar no próximo ano com o pé direito.

Duvida? Então, tente seguir algumas das dicas abaixo para confirmar essa melhora em sua rotina de fim de ano.

 

Dentro do ambiente de trabalho:

 

– Faça uma autoavaliação e delegue o que for possível

A ideia aqui não é que você deixe de executar suas tarefas e as “empurre” para os outros. No entanto, se existem pessoas mais aptas a finalizar determinadas atividades em menos tempo, de acordo com suas expertises, por que não delegar tais funções e ganhar mais tempo neste fim de ano?

Fazer uma autoavaliação é o primeiro passo para compreender quais são as tarefas que estão tomando mais o seu tempo, devido à pouca prática que você tem nas execuções.

Identificadas essas atividades “ofensoras”, você pode pedir ajuda para colegas com mais aptidão, diminuindo sua lista de afazeres.

 

– Organize sua agenda

Liste quais são suas atividades por dia ou semana. Depois disso, reorganize-as em ordem de prioridade, separando, inclusive, as necessidades pessoais das profissionais.

Lembre-se, não é porque o fim de ano está aí que você tem que correr para terminar tudo às pressas.
Ao estruturar essa agenda de maneira clara, é muito possível que você identifique compromissos ou tarefas que podem ser adiadas ou prorrogadas para o início do próximo ano.

 

– Faça do relógio seu melhor amigo

A melhor maneira de se atrasar ou perder a noção do tempo é ficar longe do relógio.

Cronometrar cada tarefa pode gerar ansiedade e déficit de produtividade, mas, se você já sabe quanto tempo costuma gastar com cada atividade e compromisso, fica mais fácil organizar sua agenda de uma forma que, ao chegar no final do dia, seu cronograma esteja cumprido.

 

– Mantenha o ritmo

Nada de pensar que o fim de ano é desculpa para trabalhar em um ritmo diferente. Se é possível finalizar uma atividade em uma hora, por que fazer isso em duas ou mais?

Manter o foco em cada demanda faz com que sua lista de tarefas seja entregue no prazo previsto, permitindo que você faça pausas sadias entre uma entrega e outra, como as da técnica Pomodoro, que ensinamos aqui.

 

Para os compromissos pessoais e de networking:

 

– Prepare-se no dia anterior

Programe-se com relação ao local do compromisso, qual melhor caminho e se é possível ser feito de transporte público ou de aplicativo. Não precisar dirigir permite que você resolva algumas demandas no trajeto.

Outro ponto que pode te ajudar a ganhar tempo é não precisar voltar para casa para se arrumar. Pense em um traje que se adeque tanto ao trabalho quanto ao evento, ou leve uma troca de roupa na mochila. Dessa forma, você economiza no tempo de deslocamento, podendo ir direto ao compromisso.

Planejamento e organização são fundamentais para manter em dia sua rotina e faz a diferença não somente no fim de ano, mas também ao longo dos anos.

 

Avance Authent

Quer fechar o ano com o pé direito? Envie seu currículo para a Avance Authent e conte com o intermédio de uma consultoria de RH que atua com pequenas e grandes empresas, nacionais e multinacionais.

Nossa equipe verificará se seu perfil se adequa à determinada vaga, otimizando tempo e assegurando mais assertividade nas contratações.

Post relacionados

31/03/2020 - Recrutadores

As redes sociais se popularizaram. Existe uma para quase todo tipo de assunto. Para o mundo dos negócios, não é diferente.

24/03/2020 - Recrutadores

Antes de mais nada, tente entender o porquê de tantas faltas. É um problema de comportamento do funcionário ou uma questão interna da empresa?

17/03/2020 - Recrutadores

Trabalho bem sucedido, metas alcançadas, ótimos resultados. Bem que o sucesso poderia chegar no salário também, não é?

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562