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28/06/2021 - Candidatos

Descubra as competências digitais valorizadas no mercado de trabalho

Cada vez mais, ouvimos falar sobre novas tecnologias, como: Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, que estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho e exigindo que profissionais que pleiteiam uma vaga se capacitem digitalmente.  Mais do que saber manusear ferramentas e dispositivos, os candidatos precisam se readequar e desenvolver a capacidade analítica para interpretar os dados e usá-los de forma responsável.

 

Segundo o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, em breve, 90% das vagas na Europa exigirão algum tipo de conhecimento digital, por causa das demandas comportamentais do novo consumidor que é muito mais tecnológico. Quem dominar as ferramentas essenciais conseguirá se desenvolver com fluidez e adquirir novos conhecimentos, valores e atitudes, tirando o máximo proveito das Tecnologias da Informação e Comunicação. 

 

Ter competências digitais é pré-requisito para quem busca por uma vaga

 

Aqueles que se mantiverem carentes de competências digitais terão mais dificuldade para encontrar trabalho porque a digitalização aprimora as capacidades profissionais e proporciona mais acesso às vagas para os candidatos que tem conhecimento de tecnologia.

 

MAS AFINAL, QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS?

 

A Authent listou algumas habilidades digitais valorizadas nos Processos de Recrutamento e Seleção. Acompanhe:

 

Ter noções básicas de Cybersecurity;

Usar ferramentas na nuvem (Cloud Computing);

Conhecer ferramentas de Gestão de Relacionamento (CRMs);

Construir estratégias para Redes sociais e usar os canais para realizar atendimento ao cliente (dando e recebendo feedbacks, respondendo aos comentários dos usuários com ética e profissionalismo);

Saber edição de imagem e vídeo para produzir conteúdos relevantes;

Ter noções básicas de Marketing Digital, como: impulsionar um post, fazer e-mail marketing e gerenciar o conteúdo de um blog;

Saber gerir plataformas de E-commerce, como: gerenciar pedidos e a logística de entrega;

Entender como funcionam os buscadores (Google) para que o site da empresa apareça na primeira página dos resultados de pesquisa;

Ter conhecimento de softwares específicos de análise de dados ou programas de gerenciamento.

 

OS BENEFÍCIOS DE DESENVOLVERMOS AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS

 

Com a Covid-19, o trabalho híbrido se tornou tendência e as instituições estão valorizando profissionais capazes de manter a qualidade das entregas, mesmo de forma remota. Com o uso de dispositivos e meios eletrônicos, as competências digitais tornam as equipes mais eficientes e possibilitam um trabalho coordenado de colaboradores que estão em espaços físicos diferentes.

 

Graças às habilidades digitais, nos tornamos mais produtivos, flexíveis e capazes de antecipar imprevistos. A digitalização também aumenta nossa capacidade de comunicação e criatividade, aprimorando as estratégias para resolver problemas.  Além disso, traz autonomia de aprendizado e pensamento crítico, fazendo com que tenhamos mais capacidade de analisar, compreender e chegar a soluções por conta própria. Cada vez menos, as empresas contratarão colaboradores que não conseguem tomar decisões sozinhos e são dependentes do aval dos gestores.

 

Para as organizações, equipes com habilidades digitais diminuem o tempo dos processos, ajudam a melhorar custos e parâmetros de qualidade e trazem inteligência de negócio, permitindo análise da concorrência e melhorando o posicionamento da marca.

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