BLOG

13/04/2021 - Candidatos

Conheça 7 Soft Skills que podem turbinar sua carreira

Ao longo de muitos anos, as competências técnicas foram essenciais para o êxito profissional. Hoje em dia, não é mais assim, pois existe uma lacuna entre o que é ensinado em sala de aula e os reais desafios que enfrentamos no dia a dia corporativo. 

O mercado cada vez mais competitivo passou a exigir dos profissionais que estão em busca de uma oportunidade uma série de atributos que não são aprendidos na faculdade, mas que são fundamentais para o crescimento na carreira e para o trabalho em equipe: habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação.

Tais qualificações são baseadas na inteligência emocional e podem fazer com que um profissional se destaque da média. Em quais soft skills você precisa investir para dar uma turbinada na carreira? A Avance-Authent conta para você quais são as 7 principais habilidades requeridas pelo mercado de trabalho. Acompanhe!

O QUE SÃO SOFT SKILLS E QUAL SUA IMPORTÂNCIA

Habilidades comportamentais fazem a diferença

As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. São características subjetivas da personalidade de um profissional que demonstram como ele se comporta diante da cultura organizacional da empresa

Elas podem ser confirmadas por meio de entrevistas e dinâmicas de grupos com o objetivo de mapear as habilidades do candidato. Dependendo da vaga a ser preenchida, elas podem ser consideradas mais importantes do que as hard skills (habilidades técnicas), pois as empresas procuram, cada vez mais, pessoas que tenham facilidade em se adaptar e um perfil colaborativo.

HABILIDADES PARA TURBINAR SUA CARREIRA

  • AUTOCONHECIMENTO – Cada pessoa reage de maneira particular às situações de dificuldade e conflito do dia a dia corporativo. O autoconhecimento permite entender nossos sentimentos e anseios e como eles interferem em nossa vida. Desta forma, o profissional se torna capaz de identificar seus verdadeiros valores e traçar uma carreira adequada ao seu perfil. Solicite feedbacks constantes de pessoas próximas que destaquem seus pontos fortes e apontem aqueles que precisam ser aprimorados.

  • CRIATIVIDADE – É uma habilidade bastante procurada por empresas, independente da função ou segmento. Lidar de forma criativa diante de problemas complexos ou na hora de questionar métodos, propor mudanças e soluções traz sabedoria e autoridade ao profissional.

  • COMUNICAÇÃO – Não é mais aceitável um profissional que não sabe ouvir os outros, não consegue receber críticas e não sabe dosar o momento de ouvir e de falar. Uma comunicação eficaz não significa apenas ter uma boa oratória, mas ter a habilidade de conversar com os colegas para evitar conflitos e resolver problemas sem prejudicar o ambiente de trabalho. Outro ponto importante é saber se expressar em público com tranquilidade, demonstrando know-how do que está falando.

  • COLABORAÇÃO – É essencial para o trabalho em equipe, pois demonstra a intenção de unir forças para atingir metas coletivas ou resolver desafios corporativos. O trabalho de cada colaborador contribui como parte do esforço da equipe somando habilidades técnicas individuais para alcançar os melhores resultados para a empresa.

  • ADAPTAÇÃO – Como os ambientes organizacionais estão em constantes mudanças, a adaptabilidade passou a ser considerada uma habilidade fundamental, fazendo com que o profissional ganhe mais destaque no mundo corporativo. Além disso, saber lidar com personalidades diferentes e desafios diversos dentro do ambiente de trabalho é sempre um ponto bastante positivo.

  • PERSUASÃO – Profissionais com habilidades persuasivas são capazes de convencer colegas e clientes de que a solução apresentada é a melhor saída. É preciso ter uma boa oratória, saber se apresentar e defender suas ideias.

  • LIDERANÇA – É a capacidade de inspirar e motivar equipes a entregarem resultados. É preciso ter iniciativa, saber delegar tarefas e gerenciar conflitos. O bom líder sabe se comunicar com os colaboradores e é capaz de compreender a individualidade de cada um, além de suas necessidades, desafios e desejos. 

 

Post relacionados

27/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

A Saúde Ocupacional tem como objetivo prevenir problemas relacionados ao trabalho, evitando doenças físicas ou mentais causadas pela rotina corporativa, garantindo um ambiente laboral favorável ao bem-estar de todos os profissionais.

20/07/2021 - Candidatos

Contrato de experiência é uma modalidade de contrato que tem vigência por um prazo determinado (limite máximo de dias para vigorar), com o objetivo de verificar se os novos colaboradores têm aptidão para exercer a função para as quais foram contratados e se adaptarão à cultura organizacional da empresa e condições de trabalho.

13/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

Um dos caminhos para reter talentos na empresa e desenvolver ao máximo seus potenciais é oferecer um bom plano de carreira para seus colaboradores. Mas o que vem a ser um plano de carreira?

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562