BLOG

10/03/2020 - Recrutadores

Como valorizar seus colaboradores no ambiente de trabalho

Como valorizar seus colaboradores: práticas importantes para um ambiente mais feliz e produtivo.

 

O sucesso de uma empresa é resultado de várias práticas. Planejamento, investimento, inovação. Às vezes, até a sorte. Mas existe uma atitude necessária para conquistar todos os objetivos: valorização do cliente interno.

Segunda-feira, reunião, pautas, atividades. Para algumas pessoas, essas palavras assustam. Tudo isso é resultado de uma cultura que, ao longo do tempo, transformou o trabalho em uma atividade pesada, fazendo com que as pessoas encarem essas situações por obrigação, não por prazer.

Proporcionar um ambiente tranquilo para encarar os desafios do mercado é um grande avanço para que os seus colaboradores atuem com eficiência. Isso está diretamente relacionado ao modo como você valoriza as pessoas dentro da sua instituição, seja com benefícios, elogios e até paz.

Confira algumas práticas para fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados e mais motivados na busca dos propósitos da sua empresa.

Dê passagem para a cordialidade

Naturalmente, alguns profissionais encaram superiores como pessoas severas e que dão ordens. Junto disso, elas sentem medo, usam grandes pronomes de respeito e se sentem coagidas.

Muitas vezes, será você o responsável por quebrar essa barreira e fazer todo mundo se sentir à vontade. Obrigado, por favor, bom dia, por gentileza. Isso parece normal em qualquer pessoa educada, mas é encarado com admiração por colaboradores.

Socializar é aproximar

Imagina manter um relacionamento baseado em pautas, planilhas, reuniões e negócios?

Uma hora, cansa. Realize eventos com a sua equipe e participe. Não precisa ser semanal ou mensal, mas organizar algo desperta ânimo e torna a relação mais tranquila entre você e a equipe. Naturalmente, as confraternizações mais tradicionais, como as de fim de ano, serão encaradas com mais naturalidade e prazer.

Plano de carreira

Assim como a sua empresa precisa se preocupar com o futuro, seus profissionais ficam felizes em fazer o mesmo. Realizar algo sabendo que aquilo não trará crescimento é um pouco desanimador.

Por isso, providencie um plano de carreira para seus colaboradores e perceba mais motivação na hora de buscar resultados.

Palmas a todos

Um simples elogio contribui para o clima interno, o orgulho pelo trabalho e a satisfação por atuar em grupo. Ouvir um elogio de um superior é estimulante.

Um time precisa se sentir bem com seus líderes ao ponto de buscar a vitória por ele. Com um ambiente leve e uma equipe unida, os elogios entre os próprios colaboradores aparecerão naturalmente. Com mais interatividade e respeito, as pessoas trabalharão com mais leveza.

Reconhecimento

É preciso valorizar o trabalho em equipe, mas todo mundo adora ser reconhecido individualmente. Sendo assim, faça disso uma prática com seus colaboradores, seja em público ou em particular.

Não deixe para depois, aproveite todas as oportunidades para um elogio sincero sobre o desenvolvimento deles. Reconheça que ele é fundamental para a sua empresa.

Pessoas são movidas por desafios

Cair na rotina de trabalho faz com que algumas pessoas relaxem um pouco. Uma nova atividade pode dar um gás especial.

Se você recebeu um desafio e pensa que alguém abaixo da sua cadeira pode realizá-lo, repasse a tarefa. Você pode se surpreender e até descobrir novos talentos.

Conheça mais as pessoas

Qual o nome do filho do seu gerente?

Conheça mais sobre o que é importante na vida dos seus colaboradores. Descubra o que os impulsiona. É importante destacar: saiba diferenciar algo forçado de uma conversa interessante.

Se aproximar e perguntar diretamente não terá o mesmo efeito de um diálogo que flui naturalmente. Você pode aproveitar os eventos sociais que organizou para pôr isso em prática.

Entenda as necessidades dos colaboradores

Educação, saúde, lazer e segurança não são apenas direitos constitucionais.

Proporcionar condições melhores de trabalho transformam o clima e deixam o ambiente mais agradável. Planos de descontos em academias, escolas, clubes, parcerias. Contribua com o bem-estar.

Bonificação

Dar bônus não é a melhor forma de motivar, mas também é algo a se considerar.

Muitos profissionais pensam que trabalham para que seus líderes enriqueçam. Fazer com que seus lucros sejam divididos é uma maneira de diminuir esse pensamento e valorizar ainda mais o trabalho feito.

Qual o resultado de tudo isso?

✅ Equipe motivada
✅ Talentos querem continuar na empresa
✅ Equipe capacitada para solução e crescimento
✅ Ambiente agradável para todos
✅ Caminhada mais rápida para os resultados

Post relacionados

31/03/2020 - Recrutadores

As redes sociais se popularizaram. Existe uma para quase todo tipo de assunto. Para o mundo dos negócios, não é diferente.

24/03/2020 - Recrutadores

Antes de mais nada, tente entender o porquê de tantas faltas. É um problema de comportamento do funcionário ou uma questão interna da empresa?

17/03/2020 - Recrutadores

Trabalho bem sucedido, metas alcançadas, ótimos resultados. Bem que o sucesso poderia chegar no salário também, não é?

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562