BLOG

13/10/2020 - Candidatos

Como se comportar nas redes sociais: os erros mais comuns

Se você está buscando uma oportunidade profissional, não basta ter currículo atualizado e perfil no LinkedIn hoje em dia. É preciso se comportar adequadamente nas redes sociais porque elas se tornaram uma extensão da nossa vida e o que postamos revela muito sobre quem somos. Por isso, nossas atitudes no mundo virtual devem ser condizentes com a forma como agimos em público.

 

Os recrutadores costumam analisar os perfis dos candidatos a uma vaga, assim como os gerentes de RH estão atentos às publicações dos colaboradores da empresa. Um mau comportamento pode prejudicar quem está passando por processo seletivo ou até causar a demissão de um funcionário.

Para que você não caia em armadilhas, a Avance-Authent listou os principais erros de etiqueta online que os recrutadores costumam interpretar de forma negativa.

Cuidar da imagem online é essencial para evitar problemas com recrutadores e empresas

1 – Superexposição

Redes sociais não são um diário que somente nós temos acesso, nem terapeutas para expormos assuntos delicados. Por isso, evite postar muitos detalhes sobre sua vida, fazer desabafos ou jogar indiretas. Além de mal avaliada, a superexposição é perigosa: pode facilitar a ação de bandidos.
Invista em uma atitude mais discreta e opte por deixar o seu perfil privado, para que outras pessoas que não sejam de sua rede não tenham acesso a todas as suas postagens.

 

2 – Participação em comunidades preconceituosas

As empresas não querem vincular sua imagem a opiniões intolerantes. Grupos e perfis que estimulam discussões racistas, homofóbicas e misóginas são mal vistos, assim como comunidades que falam mal de trabalho ou de instituições específicas. Educação e bom senso nunca são demais.

 

3 – Frequência alta de postagem

Postar em excesso é cansativo e faz com que o empregador considere que você utiliza as redes sociais com muita frequência, podendo levar este hábito para o horário de trabalho. Tirar self toda hora pode passar uma imagem egocêntrica.

 

4 – Fotos embaraçosas

Cuidado com a mensagem que você está passando. Analise seu feed: imagens sensuais ou agressivas são um problema e fotos constantes segurando um copo de bebida também. Ative a solicitação de aprovação dos posts para evitar que amigos publiquem imagens sem que você saiba.

 

5 – Polêmicas

Guarde opiniões radicais para outro espaço de debate. Redes sociais não são o melhor lugar para falar sobre política, religião e tabus. Se quiser abordar estes temas, prefira uma conversa privada onde você conseguirá argumentar. Cuidado também para não propagar fake news.

 

6 – Palpites

Caso você não conheça o assunto, pesquise antes de postar um palpite. Agora, se você dominar um assunto, exponha sua opinião porque ela pode ser relevante para o seu perfil. E fique tranquilo: você não precisa comentar tudo o que passa pela sua timeline.

 

7 – Críticas a empregos antigos

Nunca poste comentários negativos sobre empregos antigos, ex-chefes ou colegas de trabalho. Redes sociais não são um espaço adequado para expor descontentamento profissional.

 

8 – Erros gramaticais e ortográficos

Facebook e Instagram permitem uma linguagem mais descontraída. Já o LinkedIn, que é a principal rede para quem está procurando uma oportunidade, exige um português mais formal. De qualquer forma, cuidado com os erros e não escreva termos vulgares.

 

9 – Brincadeiras de mau gosto

Na hora de postar, analise se você pode ser mal interpretado. Ironia, por exemplo, não funciona no texto escrito. Uma piadinha inofensiva durante a conversa com os amigos pode parecer de mau gosto nas redes sociais. Se tiver dúvidas, não publique e se preserve.

 

O comportamento do candidato na rede social deve ser consistente, assim como suas atitudes na vida real. Ao verificar o perfil das redes sociais, o recrutador está em busca de informações, como atividades que o candidato gosta de fazer e a forma que se relaciona com outras pessoas. São levados em conta fotos, vídeos, textos e a participação em comunidades. Todos os posts abertos podem ser vistos. Por isso, controle as informações que você publica em seu perfil e restrinja o acesso à material íntimo/pessoal aos seus amigos e familiares.

 

 

 

Post relacionados

27/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

A Saúde Ocupacional tem como objetivo prevenir problemas relacionados ao trabalho, evitando doenças físicas ou mentais causadas pela rotina corporativa, garantindo um ambiente laboral favorável ao bem-estar de todos os profissionais.

20/07/2021 - Candidatos

Contrato de experiência é uma modalidade de contrato que tem vigência por um prazo determinado (limite máximo de dias para vigorar), com o objetivo de verificar se os novos colaboradores têm aptidão para exercer a função para as quais foram contratados e se adaptarão à cultura organizacional da empresa e condições de trabalho.

13/07/2021 - Candidatos, Recrutadores

Um dos caminhos para reter talentos na empresa e desenvolver ao máximo seus potenciais é oferecer um bom plano de carreira para seus colaboradores. Mas o que vem a ser um plano de carreira?

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562