BLOG

30/07/2019 - Recrutadores

Como melhorar seu processo de recrutamento e seleção

Otimize seu processo de recrutamento e seleção, acertando nas contratações e montando um time de talentos.

Contar com uma equipe de qualidade e com sinergia é o segredo de sucesso para aumentar a performance de sua empresa, com entregas pontuais, em um dia a dia menos caótico. E tudo isso está diretamente ligado às suas escolhas lá atrás, durante o seu recrutamento e seleção.

Isso mesmo! Otimizar o seu processo de recrutamento e seleção faz com que você ganhe tempo e acerte nas contratações, montando um time de talentos que tenha o desempenho que você sonha.

Pensando nisso, a equipe da Avance Authent destacou algumas providências que podem melhorar os processos de recrutamento e seleção da sua empresa, garantindo, inclusive, uma maior adesão dos profissionais recém-contratados.

1. Conheça todos os detalhes da vaga e defina um perfil de candidato

O primeiro passo parece até um pouco óbvio, mas, na verdade, muitas empresas ainda cometem falhas nessa etapa de seu recrutamento e seleção.

Mais do que saber o nome do cargo oferecido, é preciso conhecer quais tarefas serão desempenhadas por esse profissional e, consequentemente, quais características buscar no candidato, sejam elas de aptidões técnicas ou competências comportamentais (sim, elas são importantes e aprofundaremos essa questão adiante).

O mapeamento de um perfil de conhecimentos, habilidades, experiências e até mesmo traços de personalidade é fundamental para um processo de recrutamento e seleção assertivo, já que permite que você adeque as etapas do seu processo seletivo, com testes, dinâmicas e entrevistas mais direcionadas, rastreando com maior facilidade o colaborador ideal para a vaga aberta.

2. Apresente a vaga de forma correta e clara

Depois de conhecer bem a vaga que será aberta e qual perfil de candidato você procura, chega o momento de você fazer uma apresentação coerente com o seu levantamento. Afinal, o processo de recrutamento e seleção envolve duas partes e, se a outra não estiver tão bem informada quanto você, seu índice de eficácia vai por água abaixo.

Leve em consideração que, se você não quer receber uma infinidade de currículos que não atendem aos requisitos da vaga, você precisa deixar claro quais são esses requisitos.

Por isso, seu job description precisa apresentar as atividades que deverão ser desempenhadas, sem omissões de tarefas para não assustar os candidatos, bem como os conhecimentos e aptidões técnicas necessários.

Só assim você vai atrair profissionais que estejam realmente aptos e motivados a desempenhar essas funções, e que não vão abandonar o barco ao encontrarem uma realidade diferente da que foi apresentada no processo de recrutamento e seleção.

3. Elabore um cronograma com as etapas do processo e testes aplicados

Determine quantas etapas serão realizadas no processo de recrutamento e seleção, quem será o responsável por cada uma delas e quais as ferramentas serão necessárias, tais como apresentações, resolução de cases, games, etc.

No caso de processos com muitos candidatos, o mais indicado é que os testes técnicos ou as dinâmicas de grupo sejam aplicados logo no início. Esse costuma ser um bom filtro para seguir com um menor número de profissionais para as demais etapas.

Se o candidato precisar ser entrevistado por mais de um profissional – recrutador, líder direto e/ou mesmo um diretor – é fundamental garantir que todos estejam alinhados, a fim de não se perder tempo checando as mesmas informações.

Além disso, é preciso garantir que as agendas desses representantes esteja disponível nas datas previstas em seu cronograma, evitando intervalos muito extensos entre uma fase e outra, e consequentes atrasos no recrutamento e seleção.

4. Use novas tecnologias a seu favor

Um bom banco de currículos é imprescindível para selecionar profissionais à altura de suas oportunidades. Para tanto, você pode se valer de empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção, que, além de serem uma ótima fonte de candidatos, ainda costumam dar andamento a boa parte dos processos.

É preciso compreender que, quanto mais alcance tiver seu processo de recrutamento e seleção, mais fácil será chegar a talentos ideais para sua vaga.

Sob essa ótica, não há como negar que a grande maioria das pessoas passa boa parte do seu dia navegando na internet. Por isso, utilizar as redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, para obter mais visibilidade na sua divulgação também é uma estratégia importantíssima.

5. Busque competências comportamentais e valores em comum

Algumas habilidades técnicas são imprescindíveis na execução de tarefas do dia a dia, mas a postura, o comportamento e os valores dos profissionais que atuam dentro da empresa garantem um ambiente de trabalho mais ético, saudável e coeso.

Durante o recrutamento e seleção, é preciso dar valor à diversidade, a talentos que sejam capazes de trabalhar em grupo, se engajar nas atividades, propor soluções.

Vale lembrar que a sintonia entre o colaborador, a liderança e a empresa garante mais produtividade e bem-estar corporativo. Além disso, um profissional que não concorda com a cultura e os valores da corporação pode gerar conflitos internos, e ainda tende a ir embora na primeira oportunidade.

6. Envolva as lideranças

Apesar de o recrutador já estar a par de todas as atividades e requisitos da vaga, nada como a participação dos líderes para que o recrutamento e seleção seja bem-sucedido.

Tendo em vista que o candidato atuará diretamente com esse profissional, é mais do que válido que o líder avalie se o mesmo está 100% apto para executar as tarefas propostas e se seu perfil está alinhado ao time.

7. Realize um programa de integração

Após o recrutamento e seleção, é importante que exista um programa de integração.

A organização e atenção na recepção do profissional recém-contratado faz toda diferença para melhor adaptação e desempenho do início de suas atividades.

Ter em vista um programa de integração que garanta a ambientação desse colaborador é parte fundamental para amarrar de forma correta o seu recrutamento.”

Além desses sete pontos, que devem estar bem alinhados, sempre vale lembrar que, ao longo de todas as etapas do processo, deve-se demonstrar transparência, cuidado e respeito com o candidato.

Pontualidade, ambientes adequados e comunicação clara são extremamente valorizados. Essas providências garantem que você construa e mantenha uma boa reputação para a empresa, que se mostrará como um lugar agradável para se trabalhar, atraindo os melhores profissionais.

 

Avance Authent

Com uma equipe especializada e mais de 25 anos no mercado de RH, a Avance Authent atua com empresas dos mais diversos segmentos, de pequeno a grande porte, nacionais e multinacionais.

Nossos processos de recrutamento e seleção alinham as necessidades dos contratantes com as perspectivas dos candidatos, equilibrando expectativas e atingindo quase 100% de assertividade nas contratações.

Conte com nosso banco de talentos e com a ajuda do nosso time nas suas próximas seleções.

Post relacionados

05/11/2019 - Candidatos

Listamos algumas dicas para quem está em busca de uma oportunidade em uma multinacional.

29/10/2019 - Recrutadores

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

22/10/2019 - Candidatos

Os especialistas em RH da Avance Authent listaram dicas de como lidar com a mudança de chefe.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562