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05/05/2020 - Recrutadores

Como liderar equipes à distancia

As empresas possuem algumas alternativas para superar períodos de incerteza global financeira, epidemias, além das contínuas transformações nos negócios e formas de administrar uma organização.

Epidemias são consideradas eventos de força maior, ou seja, acontecimentos de rara ocorrência que podem até ser previstos, mas impossíveis de serem evitados ou impedidos. É importante saber que, nestes casos, a legislação brasileira permite que as empresas promovam algumas mudanças em relação às atividades dos funcionários, entre elas:

a) Possibilidade de redução salarial temporária proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo ter desconto superior a 25%.

b) Promover férias coletivas, contanto que a empresa procure fazer um acordo coletivo emergencial e temporário com o sindicato dos trabalhadores, com cláusulas exclusivas para o período em questão. Assim, evitará possíveis ações trabalhistas no futuro.

c) Licença remunerada, a qual, ainda que não seja a atitude mais favorável ao empregador, pode ser dada ao empregado afastado por razão de quarentena ou isolamento. Este deve receber os salários dos dias de afastamento e ter suas faltas abonadas. Entretanto, se perdurar por mais de 30 dias o afastamento, o empregado perderá o direito às férias proporcionais do período aquisitivo. Empregado e empregador podem combinar estratégias para que ninguém saia prejudicado, como, por exemplo, o colaborador, ao voltar da licença, realizar duas horas extras diárias para compensar o período de afastamento/isolamento.

d) Outra alternativa é o rodízio de empregados caso algum apresente sintomas de doença contagiosa, para tentar expor o mínimo possível todos os colaboradores, lembrando que, no caso de afastamento por mais de 15 dias, por motivo de saúde, o profissional passa a ter direito ao auxílio doença.

e) Há também o home office, uma forma prática de enxugar custos e de evitar aglomerações de pessoas. Com a utilização de novas tecnologias, é possível manter a prestação de serviços e a produtividade dos funcionários fora das dependências da empresa. Cabe salientar que em um período de pandemia, no qual exceções são adotadas pelas empresas, estas devem ter o consentimento do empregado e, para tanto, é necessário que haja um aditivo contratual com as cláusulas da negociação temporária ou acordo coletivo com o sindicato.

De todas essas alternativas, muitas empresas têm optado pelo home office. Diante da nova tendência, surge uma questão importante: como fazer a gestão dos colaboradores à distância?

Manter uma equipe remota é uma tendência e uma forma de trabalho que aumentará cada vez mais, seja para enxugar custos (pois gera uma economia de até 35% para as empresas), seja por questões de saúde pública. Os desafios de quem lidera uma equipe à distância são muitos e a Avance-Authent, sempre atenta às atualizações do mercado, decidiu listar algumas recomendações para auxiliar você com o que há de mais moderno na gestão online e também para incentivá-lo a superar os desafios com soluções relativamente simples. Confira!

1. Elaborar uma rotina de trabalho

Estipule metas, prazos e objetivos, sempre orientando a equipe com ações que permitam a produtividade dentro do ambiente familiar – o qual, por muitas vezes, desvia o foco do trabalho a ser realizado. Se verificar que o funcionário está com dificuldade para cumprir as metas nos horários e dias estabelecidos, é ideal indicar treinamentos online ou modelos que ajudem a organizar o tempo e o trabalho.

2. Manter uma comunicação assertiva e frequente

A comunicação é necessária tanto para passar informações e atualizações sobre o trabalho, quanto para dar feedbacks e esclarecer as dúvidas da equipe. Isto implica também em utilizar ferramentas tecnológicas de diálogo que permitam esse contato direto e rápido entre todos. Saiba que empresas que mantêm boa comunicação com sua equipe também são as que têm maiores lucros.

3. Equipamentos adequados para o colaborador

Verifique se o colaborador possui os equipamentos adequados para que o trabalho continue de maneira eficaz, como: computadores e softwares, conexão rápida com a Internet, cadeiras ergonômicas. É importante também preocupar-se com sigilo de dados relacionados a conectividade. Se a internet do funcionário não for protegida, é necessário que a empresa ofereça suporte de TI, reforçando a segurança corporativa, para que o mesmo possa acessar os sistemas da organização sem que haja vírus ou hackers que gerem prejuízos a todos.

4. Manter o foco em reuniões virtuais

Durante reuniões virtuais, é necessário manter o foco e não deixar que bate papos informais atrapalhem o que realmente importa ser abordado. Determine com antecedência o horário e a duração da reunião para que os colaboradores possam se programar. No começo da videoconferência, apresente ao grupo quais temas serão debatidos e em qual ordem, assim você conseguirá respeitar a duração prevista para a reunião. Combine também uma forma de pedir a palavra para ninguém atropelar a fala do outro. Você pode sugerir para o colaborador levantar a mão e aguardar até que a palavra seja passada para ele.

5. Preocupar-se com sobrecarga

Alguns colaboradores, especialmente os que moram sozinhos, tem a tendência de fazer menos intervalos e trabalhar mais horas por dia. Há sistemas que permitem monitorar o tempo que o funcionário está trabalhando – o ponto online –, o que também evita processos com horas extras. Já os funcionários que possuem filhos pequenos podem ter dificuldades de participar de reuniões online devido a interferência das crianças. Em relação a eles, é recomendável conversar e checar qual o melhor horário para as videoconferências.

6. Criar momentos de descontração

Crie momentos descontraídos de motivação online – um happy hour virtual, por exemplo –, com interações de endomarketing para engajar e integrar a equipe, promovendo um clima organizacional saudável.

7. Divulgar as conquistas da equipe

Divulgue as conquistas e os resultados positivos que a empresa obtiver com os colaboradores trabalhando à distância. A ação faz com que os mesmos se sintam importantes e orgulhosos por fazerem parte do sucesso da organização.

 

 

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