BLOG

03/09/2019 - Candidatos

Como definir sua pretensão salarial

Conheça dicas valiosas para definir sua pretensão salarial sem superestimar ou subestimar sua mão de obra.

Dinheiro é um tema delicado em qualquer roda de conversa, sobretudo, quando você está diante de um recrutador que te pergunta qual o valor da sua pretensão salarial.

Apesar de tentar postergar o assunto, o momento de falar sobre a pretensão salarial durante um processo de recrutamento e seleção chega, seja mais para o início ou para o final do bate-papo e, então, o candidato deverá estar preparado para indicar sua perspectiva sem titubear.

O levantamento da pretensão salarial por parte das empresas ocorre, basicamente, para que seja possível avaliar se, mais do que aceitar a proposta na hora, o candidato conseguirá seguir motivado em seu novo cargo com o salário que irá receber.

Isso porque, em geral, a empresa já sabe quanto o colaborador que preencherá a vaga poderá custar para o seu orçamento mensal/anual, e não pretende correr o risco de o profissional ocupar a vaga somente de forma transitória, enquanto não encontra uma oportunidade com o salário que pretendia.

Dito isso, a dúvida dos candidatos continua: como fazer para definir minha pretensão salarial sem superestimar ou subestimar minha mão de obra?

Os especialistas da Avance Authent ressaltam algumas dicas valiosas para fechar essa conta de uma forma equilibrada.

1. Pesquise o mercado

Conheça as médias salariais do mercado para que sua pretensão salarial não pareça inconcebível.

Alguns sites trazem de forma clara a média salarial para profissionais de determinadas áreas, além disso, você pode pesar a quantidade de vagas disponíveis, avaliando oferta x demanda.

Também é preciso considerar o nível da vaga e, principalmente, as atribuições de tarefas, já que serão elas quem determinarão o grau de responsabilidade que você terá no seu dia a dia.

2. Leve em conta sua experiência

Se você é novo no mercado, as empresas tendem a oferecer o piso salarial para a vaga disponível. Agora, se você já tem experiência nessas funções, pode elevar um pouco sua pretensão salarial.

De qualquer forma, é válido conversar com o recrutador para entender se é possível chegar ao valor do último salário, ou, se já faz algum tempo que você está fora do mercado, explicar que aceita um salário significativamente mais baixo do que o anterior (dependendo da posição e interesse, é claro).

3. Estabeleça um valor mínimo

Não adianta se enganar. Por mais que você esteja ansioso para se recolocar no mercado de trabalho ou mesmo mudar de emprego, é fundamental estabelecer um valor mínimo para sobreviver, pagar suas contas e se manter motivado em sua nova posição.

Saber quais são seus gastos fixos será importante para estabelecer uma pretensão salarial que atenderá suas necessidades básicas (aluguel, transporte, alimentação, saúde, etc).

4. Apresente uma margem de valores

Nem só de salário gira o seu mês, por isso, pensar em uma variável para sua pretensão salarial pode ser uma estratégia importante para você e para o seu possível contratante.

Você pode apresentar isso de forma clara, por exemplo, “minha pretensão salarial está entre R$2500 a R$3500, dependendo do pacote de benefícios e carga horária oferecidos”.

5. Esteja aberto a negociar

Negociar não significa ceder a valores menores do que aquele que você tenha estabelecido como mínimo possível. No entanto, uma oferta um pouco menor do que a sua pretensão atual talvez possa ser levada em conta, avaliando-se as oportunidades de crescimento dentro do ambiente de trabalho, além dos benefícios e de bônus e PLR que possam ser acrescentados.

Avance Authent

Está preparado para buscar novos desafios em sua carreira? Conte com a experiência da Avance Authent.

São mais de 25 anos de atuação em RH, com vagas abertas em empresas de diferentes segmentos, de pequeno a grande porte, nacionais e multinacionais.

Deixe seu currículo conosco para novas oportunidades.

Vale lembrar que, antes de entrarmos em contato, é feita uma avaliação de seu currículo, a fim de verificarmos que seu perfil se adequa à determinada vaga, otimizando tempo e assegurando mais assertividade nas contratações.

Post relacionados

13/04/2021 - Candidatos

O mercado cada vez mais competitivo passou a exigir dos profissionais que estão em busca de uma oportunidade uma série de atributos que não são aprendidos na faculdade, mas que são fundamentais para o crescimento na carreira e para o trabalho em equipe: habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação.

06/04/2021 - Recrutadores

Para aprimorar o crescimento de uma empresa e tomar decisões mais assertivas que sejam capazes de ajudar no bom desempenho dos colaboradores é fundamental fazer avaliação de desempenho.

30/03/2021 - Recrutadores

Grandes empresas já vivem uma realidade mais inclusiva porque por lei são obrigadas a preencher uma parcela das vagas com pessoas com deficiência. Mas é preciso enxergar o valor que a diversidade traz ao ambiente corporativo:

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562