BLOG

10/11/2020 - Recrutadores

Como as empresas podem ajudar a manter a saúde dos colaboradores

A rotina corporativa pode apresentar situações que afetam a saúde física e mental dos colaboradores. Muitas vezes, as empresas não percebem estes fatores insalubres que ameaçam o bem-estar da equipe. E isso é ruim, pois um ambiente de trabalho desfavorável prejudica a produtividade da instituição, diminuindo o rendimento da equipe, aumentando o turnover e o absenteísmo.

 

O QUE PODE AFETAR A SAÚDE DOS COLABORADORES?

Antes de pensar o que pode ser feito para ajudar na saúde dos colaboradores, é importante entender o que pode prejudicar a qualidade de vida deles. Por isso, atenção a fatores que colocam o bem-estar dos funcionários em risco!

 

 

COMO MELHORAR A SAÚDE DOS COLABORADORES?

Proporcionar um ambiente de trabalho favorável para o bem-estar de todos é tarefa imprescindível. Pequenas ações – mas de grande importância – podem ajudar a melhorar a rotina corporativa. Além de evitar os itens citados no painel acima, aconselhamos as seguintes ações:

1) Investir em segurança. Quando falamos em saúde dos colaboradores não estamos falando apenas em saúde mental, mas também física. Além de instalações bem planejadas, materiais adequados e equipamentos de segurança, programas que incentivem uma alimentação saudável e planos corporativos em academias são ótimos para estarem no radar das empresas.

2) Ações de conscientização. Um trabalho mais efetivo do departamento de Recursos Humanos, a fim de mostrar a importância de se fazer exames periódicos, apresentando sintomas de doenças comuns e como combatê-las mostra zelo e preocupação da instituição pelos seus colaboradores.

3) Ambiente confortável. Horários flexíveis e gestores que saibam praticar a empatia com a equipe criam uma rotina de trabalho saudável. Lembre-se de observar sinais de desmotivação, irritabilidade, queda de produtividade e estresse do time. Valorizar o desenvolvimento profissional de cada um é fundamental para garantir a saúde mental dos colaboradores.

4) Feedback constante. Informar sobre as performances individuais ao longo do tempo ajuda a reduzir aspectos negativos presentes no ambiente corporativo. Não deixe de elogiar os bons resultados e apontar o que precisa ser melhorado. Os funcionários se sentem acolhidos com essa prática constante como se fizessem parte de um verdadeiro time, onde todos jogam juntos.

5) Investir na gestão de saúde. Analisar o perfil de saúde dos colaboradores permite elencar os problemas que mais impactam nos custos e saúde da empresa. Desta forma, cria-se medidas mais assertivas para ajudar a transformar comportamento insalubres dentro do ambiente corporativo.

Nós, da Avance-Authent, lidamos justamente com pessoas e, por isso, sabemos como é importante valorizar a qualidade de vida e o bem-estar delas. No mundo corporativo, todos estamos interligados. Um ambiente de trabalho favorável e o cuidado com a saúde dos profissionais são capazes de melhorar a produtividade das instituições, trazendo mais satisfação para os colaboradores que trabalham nelas.

Post relacionados

24/11/2020 - Candidatos

A Avance-Authent separou uma lista de benefícios almejados pelos trabalhadores antes e depois da pandemia, com a prática do home office. Confira em nosso blog!

17/11/2020 - Candidatos

Qual o perfil mais valorizado pelo mercado: o especialista que se dedicou a conhecer profundamente uma área ou o generalista que colecionou experiências em diferentes setores? Saiba em nosso blog.

03/11/2020 - Candidatos

Avance-Authent acha importante passar algumas dicas para o bom andamento das suas reuniões online. Confira em nosso blog!

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562