BLOG

17/09/2019 - Candidatos

Aumente sua produtividade sem se tornar um workaholic

A produtividade é resultado da relação tarefa x tempo, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a aumentá-la.

Muitas pessoas acreditam que o aumento da produtividade está atrelado ao aumento de tarefas ou à realização de hora extra. Esse é um tremendo engano.

A produtividade é resultado da relação tarefa x tempo, que permite realizar as entregas dentro do prazo sem que, para isso, seja necessário aumentar sua carga de trabalho a ponto de acabar tão cansado que sua confusão mental ocasione erros.

Afinal, esses erros vão gerar ainda mais queda na sua produtividade, e uma rotina de stress e ineficiência.

Dessa forma, se você quer aumentar sua produtividade, sem se estender em horas trabalhadas, algumas estratégias são fundamentais. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa mudança.

1. Planeje suas tarefas diárias ou semanais

Organização é sua principal arma para administrar tempo.

Por isso, a primeira dica para aumentar sua produtividade é criar o hábito de listar suas atividades um dia antes ou no início da semana, considerando a ordem de prioridade, o tempo necessário para executá-las, os momentos de descanso e seu horário completo de almoço.

Caso nessa lista haja projetos extensos, divididos em fases ou muitas tarefas, agrupe essas ações em ordem para não se perder e ganhar mais tempo.

Dentro desse planejamento, não deixe para depois as atividades mais difíceis. Exatamente por demandarem mais esforço e concentração, a ideia é que elas sejam executadas no início do seu dia. Isso garantirá que você consiga dar o seu melhor, com mais disposição para manter seu ritmo de produtividade.

2. Faça pausas durante o trabalho

Um erro muito comum cometido por quem busca aumentar sua produtividade é emendar uma tarefa na outra ou, ainda, fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Essa lógica é totalmente falha, afinal, ninguém é produtivo 100% do tempo. Portanto, fazer pausas durante o expediente, ao contrário do que se imagina, pode tornar seu dia muito mais produtivo.

Dentre as técnicas mais conhecidas de gestão de tempo para aumentar a produtividade está a Pomodoro, que propõe a seguinte divisão de tempo:

– Trabalhar durante 25 minutos sem interrupção;
– Fazer uma pausa de 5 minutos;
– Repetir esse processo quatro vezes e, em seguida, fazer uma pausa maior de 15 a 20 minutos.

3. Não seja multitarefas

Embora seja muito demandado no mercado, é preciso ter cuidado com o perfil multitarefas, para não se perder nos prazos e na realização delas.

É claro que você pode e vai acabar sendo responsável por diferentes atividades, porém, não é viável tentar executá-las de maneira concomitante. E é exatamente por isso que você deverá elaborar e seguir sua lista de tarefas.

Priorizar uma tarefa por vez é fundamental para te tornar um profissional mais produtivo.

4. Reveja características pessoais

Seu perfil profissional – e mesmo pessoal – também pode prejudicar seu planejamento e diminuir sua produtividade. Por isso, algumas características precisam ser revistas.

– Perfeccionismo: entregar tarefas mal feitas ou incompletas não está em questão, porém, ter um perfil que se apega a detalhes faz com você perca prazos ou se desgaste com pontos que não serão relevantes diante do todo. Um projeto perfeito que ultrapasse em um mês a sua data de término vale menos do que um projeto bom entregue no tempo acordado.

– Desorganização: além da lista de atividades, é preciso ter organização com anotações, e-mails e materiais necessários na execução do trabalho, evitando o tempo perdido para encontrá-los e aumentando sua produtividade.

– Centralização: fazer todos os projetos sem pedir ajuda dos demais membros da equipe não é sinal de excelência ou eficiência. Ser menos controlador e saber delegar tarefas, reconhecendo a expertise dos demais garante um relacionamento saudável com os colegas e uma melhor gestão de tempo para todos.

Isso não significa, é claro, que você vá pedir para os demais executarem as suas atividades se tornar mais produtivo. Mas, sim, que cada etapa do projeto seja produzida pelo profissional a quem compete determinada função.

5. Adote hábitos saudáveis dentro e fora do ambiente de trabalho

Comer bem, praticar atividade física, ter uma boa noite de sono. Essas recomendações tão lembradas quando se fala em saúde e qualidade de vida também são importantíssimas na hora de aumentar sua produtividade no ambiente corporativo.

É cientificamente comprovado que uma pessoa com seu nível de nutrição adequado se torna mais produtiva. O excesso de carboidratos de alto índice glicêmico tende a aumentar o sono e a ansiedade, prejudicando o foco. Por outro lado, peixes e sementes são ótimos alimentos para “turbinar” o cérebro.

Ainda segundo a ciência, outra prática que ajuda no raciocínio, na memória e, consequentemente, na produtividade, é a de dormir bem e o suficiente (aquelas famosas 8 horas de sono tão almejadas).

Com o sono em dia e uma alimentação balanceada, você vai se sentir ainda mais produtivo se colocar o seu corpo em movimento, já que a atividade física intensifica a circulação sanguínea cerebral e afeta positivamente o hipocampo, região responsável pela memória.

Avance Authent

Organização também é um ponto fundamental na hora de procurar novas oportunidades e, por isso, a Avance Authent ajuda você no gerenciamento do seu tempo, avaliando seu currículo e direcionando-o, caso tenhamos vagas que se enquadrem no seu perfil.

São mais de 25 anos no mercado de RH, atuando com empresas dos mais diferentes segmentos, de pequeno a grande porte.

Conheça nossas vagas.

Post relacionados

10/12/2019 - Candidatos

Saiba como organizar a rotina para dar conta de todas as atividades deste fim de ano.

03/12/2019 - Candidatos

Confraternizações são extensões da empresa. Saiba o que não fazer na festa desse ano.

26/11/2019 - Candidatos

Saiba como tirar proveito dos feedbacks recebidos, tornando-se um profissional cada vez melhor.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562