BLOG

01/09/2020 - Recrutadores

As diferenças entre Outplacement e Replacement

Cada vez mais, as empresas têm recorrido à ajuda de consultores para a prática do outplacement e replacement na hora de demitir ou admitir colaboradores.

Muitas pessoas confundem os dois conceitos, pois estão relacionados. Porém, o outplacement ajuda o funcionário demitido a se recolocar no mercado, enquanto o replacement tem por objetivo ajudar àquelas pessoas que já estão sem emprego a conseguirem uma nova vaga de trabalho ou ajudar empresas no processo de recrutamento e seleção.

Vamos entender um pouco mais sobre as principais diferenças entre eles?

OUTPLACEMENT

O outplacement existe nos Estados Unidos desde a década de 60. No Brasil, chegou vinte anos depois, em um momento de baixa econômica e se mostrou uma ótima alternativa para os trabalhadores em busca de uma recolocação profissional. Ele é considerado uma importante ferramenta do RH para diminuir danos ou problemas ao demitir um funcionário, passando informações atualizadas do mercado de trabalho. Esta prática tem sido cada vez mais adotada por grandes empresas.

Outplacement: suporte no desligamento e recolocação profissional

 

Existe uma grande preocupação na hora de definir como será o desligamento do funcionário: questões trabalhistas, melhor momento para a ação e os argumentos da demissão que serão apresentados. Num segundo momento, o profissional de recursos humanos informa os direitos trabalhistas do futuro ex-colaborador e explicar o auxílio que a empresa vai oferecer durante todo o processo.

O profissional de outplacement, através de uma série de ações, passa a ajudar o funcionário no processo de recolocação profissional:

 

 

  • avalia os pontos fortes e fracos do currículo;
  • reestrutura o currículo de maneira mais atraente e objetiva;
  • aplica teste de perfil para verificar qualidades e habilidades a serem melhoradas;
  • encaminha para participação de palestras sobre carreira e mercado de trabalho;
  • analisa a rede de contatos do colaborador e seleciona àqueles que podem beneficiá-lo na jornada de recolocação;
  • busca empresas que possam admiti-lo em sua equipe de acordo com seu perfil;
  • podem oferece apoio psicológico com profissionais qualificados para superar a difícil fase de transição;
  • presta consultoria para ajudá-lo a encontrar um novo direcionamento para sua carreira.

CONTRATAR OS SERVIÇOS DE OUTPLACEMENT OU REPLACEMENT?

Algumas empresas têm dificuldades em lidar com o processo de demissão de um funcionário, principalmente se ele tiver um cargo executivo. Prestar assistência a um funcionário que foi demitido e prepará-lo para sua reinserção no mercado com mais rapidez protege a empresa contra comentários negativos pela demissão, pois ele pode se sentir injustiçado com o desligamento.
Contratando um serviço de outplacement, o ex-colaborador se sente cuidado e respeitado pela instituição, além de sair confiante e satisfeito ao receber dicas, conselhos e treinamentos para sua recolocação profissional.

O sucesso no processo de recolocação profissional

Outra vantagem do outplacement está no fortalecimento da imagem da empresa diante dos outros funcionários e do público externo, cumprindo um relevante papel social. Já quando uma empresa precisa de um perfil específico, ela pode se beneficiar contratando os serviços de replacement, pois os especialistas poderão oferecer uma lista de profissionais que estão distribuindo currículo e procurando oportunidades.

Afinal, conforme abordamos em blog anterior, o replacement é um serviço de consultoria realizado para aquelas pessoas que estão sem emprego ou em transição de carreira. Tal prática direciona os passos do trabalhador a partir da análise e mapeamento do perfil do profissional, estruturação do currículo, carta de apresentação, adequação do perfil no Linkedin, treinamento para entrevistas, dicas de imagem e busca por vagas compatíveis.

 

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL COM RESPEITO E SERIEDADE

É muito importante que a consultoria contratada para os serviços de outplacement ou replacement avalie com muito cuidado caso a caso: analisar perfis e atuações profissionais, desempenho de funcionário, cenário da empresa, motivos para demissão ou admissão etc.

Nós, da Avance-Authent, oferecemos os serviços de replacement para os profissionais que estão com dificuldades de recolocação no mercado e transição de carreira, orientando nossos clientes de maneira muito eficiente. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

 

 

Post relacionados

22/09/2020 - Candidatos

Listamos em nosso blog habilidades desenvolvidas com a maternidade que fazem com que elas sejam excelentes colaboradoras.

15/09/2020 - Recrutadores

Como fazê-lo em um período de isolamento social, onde muitas empresas ainda estão praticando o home office? Confira as dicas em nosso blog!

08/09/2020 - Recrutadores

Como manter a equipe engajada trabalhando em home office depois de tanto tempo? Esse é o assunto do blog da Avance-Authent de hoje!

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562