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04/08/2020 - Recrutadores

APRIMORE SEU CURRÍCULO CONFORME O CARGO PRETENDIDO

O currículo é o cartão de visitas de qualquer trabalhador. É o primeiro contato que os recrutadores terão com o seu perfil. Consideramos um currículo bem feito aquele que é completo e objetivo, possui conteúdo de qualidade, foco nas competências profissionais desenvolvidas e que carrega atributos de acordo com a vaga disponível. Ele deve conter os seguintes itens: introdução, objetivo, qualidades, experiência e formação.

 

De forma geral, uma ou duas páginas costumam ser suficientes para apresentar tudo o que o recrutador precisa saber sobre você. Invista em boa escrita e revisão gramatical para não deixar escapar nenhum erro.

Outro ponto que precisamos prestar atenção é que valorizar o currículo não significa inventar formações, habilidades ou experiências. Atenha-se somente às informações verdadeiras. Mentiras podem ser descobertas durante o processo seletivo ou depois que for contratado levando a uma demissão muito antes do que se imagina.

A importância de um currículo bem elaborado.

A importância de um currículo bem elaborado

             

DICAS PARA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO CONFORME A VAGA DISPONÍVEL

As questões que devem ser observadas na hora de redigir o currículo mudam conforme o cargo pleiteado. Por isso, nós, da Avance-Authent, separamos algumas dicas para você aprimorar o seu currículo de acordo com o momento profissional que está vivendo. Confira!

1. Primeiro emprego:
Se você não tem experiência profissional anterior, não há problemas. Faça um resumo sobre suas qualificações pessoais. Cite sua formação, intercâmbio ou trabalho social, além dos cursos e palestras que participou. É fundamental pontuar quais são seus objetivos profissionais e as áreas de interesse.

2. Vaga sênior ou de gerência:
Cuidado para não escrever muitas páginas querendo detalhar toda a experiência que possui. Faça um recorte e deixe apenas as informações relevantes: por exemplo, se você trabalhou em muitas empresas, mencione apenas os cargos mais altos ou então se teve experiência em organizações que têm o mesmo perfil do que aquela que você está pleiteando; se fez faculdade e MBA, não precisa mencionar onde fez o ensino médio.

3. Pessoa com DeficiênciaPCD:
Caso você se enquadre na cota PCD (pessoa com deficiência), adicione essa informação ao currículo, bem como a CID (código de doença) fornecido pelo médico.

4. Para aqueles que querem mudar de área:
Mostre suas competências e como elas foram importantes durante as experiências profissionais que você viveu. Se conseguir citar alguma ligação entre suas qualidades e a área pretendida, melhor ainda. Mencione cursos que tenham a ver com seu novo objetivo porque, assim, você comprova que está mudando de área de forma consciente. O mercado valoriza profissionais versáteis e com facilidade para se adaptar. Então, demostre que você é multidisciplinar.

5. Para quem está fora do mercado há anos:
Vale a pena colocar uma justificativa sincera do motivo do afastamento e enfatizar experiências positivas que teve durante este intervalo (pode ser um curso, um novo idioma ou uma viagem realizada). Mostre que você esteve atento às novas tendências, fazendo leituras ou estudos. Diminua as expectativas em relação a cargo e salário. É melhor retomar a carreira, mesmo que seja em uma função abaixo da última que teve, pois só assim mais oportunidades surgirão em seu caminho.

6. Área artística:
A formatação do texto é muito importante e visa facilitar a leitura. Geralmente, as informações aparecem organizadas por tópicos para que o recrutador encontre facilmente o que busca. Mas no caso da área artística, há mais espaço para inovações. Se a vaga for para designer, por exemplo, é possível mostrar um pouco do seu estilo e colocar imagens do portfólio.

 

ATENÇÃO COM AS REDES SOCIAIS

Quando você estiver procurando uma vaga de emprego, atenção redobrada nas suas redes sociais. Seus perfis no Facebook, Instagram, Twitter fazem parte da triagem profissional hoje em dia. Esteja atento às mensagens que você transmite. Tenha bom senso: evite opiniões fortes, notícias falsas, informações confidenciais de empresas, imagens de mau gosto etc.

 

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