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26/11/2019 - Candidatos

Aprendendo a lidar com feedbacks

Saiba como tirar proveito dos feedbacks recebidos, tornando-se um profissional cada vez melhor.

Uma das práticas mais recomendadas no universo corporativo é a de dar feedbacks.

Muito se fala sobre o treinamento de líderes, para que possam estar preparados para dar feedbacks aos profissionais de sua equipe, no entanto, é preciso lembrar que esse bate-papo ocorre, como todo diálogo, em uma via de mão dupla. Ou seja, de que o colaborador também é parte ativa nesse momento.

Nesse processo, cabe ao ouvinte extrair a mensagem dos feedbacks e processá-la em seu benefício.

Outro ponto a ser lembrado quando falamos em feedbacks √© que nem sempre esses retornos precisam ser dados exclusivamente pela chefia. √Č comum que colegas de trabalho tenham esse tipo de conversa uns com os outros tamb√©m.

Essas conversas podem ser conduzidas em reuni√Ķes previamente agendadas ou em diversas ocasi√Ķes oportunas que necessitem da proposta de melhorias. Independente do cen√°rio, √© fundamental estar preparado para receber esses feedbacks ‚Äď principalmente os considerados ‚Äúnegativos‚ÄĚ ‚Äď de maneira profissional e madura.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que voc√™ se saia bem em ocasi√Ķes como essa e tire proveito de apontamentos que, antes, poderiam te colocar para baixo.

 

1. Escute com atenção e interesse

O primeiro passo para conseguir aproveitar feedbacks, dados a você, é ser um bom ouvinte. Escute tudo o que a pessoa se preparou para dizer, prestando atenção em todos os pontos apresentados.

Tente n√£o interromper a pessoa enquanto ela estiver falando. Interrup√ß√Ķes constantes podem gerar uma imagem imatura ou inflex√≠vel, o que fatalmente seria visto como outra caracter√≠stica que lhe renderia feedbacks negativos.

Ao final do discurso da chefia ou do colega, peça a palavra e estabeleça o diálogo.

 

2. Tire d√ļvidas e pe√ßa exemplos

Ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer n√£o significa que voc√™ deva sair calado de reuni√Ķes de feedbacks.

Tire d√ļvidas e pe√ßa exemplos. Muitas falhas de comunica√ß√£o acontecem por conta de suposi√ß√Ķes, indiretas ou falas nas entrelinhas.

Torne o momento uma oportunidade de comunicação efetiva. E, é claro, faça isso de forma educada.

 

3. Saia da defensiva

Feedbacks negativos costumam despertar nossos mecanismos de defesa. Apesar disso, tente se controlar para n√£o ficar se justificando ou apontando culpados.

Caso você saiba que errou, o ideal é pedir desculpas, sem tentar argumentar a falha. Nas mais diversas áreas de atuação, é normal que ocorram erros, portanto, admiti-los é a maneira mais madura de seguir em frente.

 

4. Agradeça

Pode parecer hipócrita, mas quando você faz dos feedbacks negativos oportunidades de melhoria e crescimento, é natural que você agradeça seu líder ou colega.

Seja receptivo e mostre que voc√™ vai processar todas as informa√ß√Ķes que lhe foram fornecidas.

 

Mas, e depois da reuni√£o de feedback, como agir?

Assimilar tudo que escutou é primordial para aperfeiçoar determinados comportamentos ou atividades. No entanto, um grande erro de quem recebe feedbacks negativos é o de absorver 100% da crítica, tornando-a, muitas vezes, maior do que ela realmente é.

Da mesma forma que recusar tudo que foi dito, aceitar exageradamente também é um problema, já que a pessoa pode passar a se sentir absolutamente incompetente, ou incapaz, prejudicando ainda mais seu desempenho.

Como em tudo na vida, o equilíbrio aqui é fundamental. Faça uma breve lista de tudo o que ouviu, procure estabelecer pontos de melhoria com foco em resultados práticos e, periodicamente, faça uma reavaliação de como está se saindo.

Se achar interessante, solicite novos feedbacks para a pessoa, a fim de analisar como est√° se saindo.

 

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