BLOG

18/05/2021 - Recrutadores

Aprenda a fazer uma contratação remota de forma segura

O avanço da tecnologia permitiu, de alguns anos para cá, que muitas empresas fizessem o processo de recrutamento e seleção utilizando-se de plataformas de videoconferências isentando os candidatos da obrigação de estarem presentes fisicamente no ambiente corporativo, durante a contratação, mesmo no caso de vagas para filiais em outras cidades.

Tal prática se intensificou desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em março de 2020, quando as instituições interromperam os trabalhos nos escritórios para determinadas funções e implantaram o home office

A contratação remota é válida perante a lei, o que significa que não é menos legítima do que o processo presencial. Nela, o empregador também deve cumprir todos os deveres previstos na CLT. 

Sem dúvida nenhuma, um dos maiores benefícios do processo remoto é a flexibilização na hora de realizar entrevistas, sendo mais fácil evitar ou driblar algum incidente. Porém, muitas dúvidas surgem diante da nova realidade:

  • Como o candidato poderá se identificar com a cultura organizacional da empresa sem frequentar o ambiente de trabalho?
  • Como vou fazer para atraí-lo nesta nova dinâmica de trabalho online?
  • Qual a melhor forma de abordá-lo?
  • Como realizar uma contratação remota de forma segura?

Diante de tantas dúvidas, a Avance-Authent separou algumas informações importantes para que sua empresa possa realizar o recrutamento e seleção online de novos colaboradores da melhor forma possível!

Tecnologia facilitando o processo de recrutamento e seleção

  • DESTAQUE A MISSÃO E OS VALORES DE SUA EMPRESA

Tenha valores claros para atrair bons profissionais, compartilhe a jornada e os objetivos da empresa e invista em qualidade e transparência nas comunicações. A proposta de valor é uma das principais formas de demonstrar porque os candidatos querem fazer parte da sua equipe. 

 

  1. DIVULGUE A VAGA EM SITES E REDES SOCIAIS

A contratação remota começa na divulgação online da vaga. LinkedIn, grupos de vagas de trabalho, Facebook, Instagram, site de vagas online e fóruns são lugares adequados para fazer o recrutamento virtual. É importante deixar claro qual o cargo, salário, benefícios, requisitos de escolaridade, carga horária e os dados para contato

Não deixe de incluir a estratégia a longo prazo, metas e objetivos gerais e como a vaga descrita se encaixa na jornada, na missão e nos valores da empresa.

  • MANTENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM OS CANDIDATOS

Os profissionais precisam ficar cientes de que todo o processo de recrutamento de seleção será 100% online e que o trabalho, possivelmente, também se iniciará de forma remota. Dê segurança ao candidato explicando que a empresa está preparada para recebê-lo de forma online. Ser transparente desde o início evita problemas futuros.

  • AVALIE OS CURRÍCULOS COM ATENÇÃO

Com tantas mudanças no mundo, é importante prestar atenção nas habilidades e competências de cada candidato para verificar se estão de acordo com os objetivos da função. Não deixe de considerar habilidades técnicas, experiências anteriores, qualificações e desempenhos. 

E cuidado: a tendência em entrevistas por vídeo é que sejam mais rápidas. O recrutamento remoto deve seguir os mesmos padrões de qualidade do processo presencial para que detalhes importantes e respostas esclarecedoras não passem despercebidas.

  • PREPARE A ENTREVISTA DE FORMA ADEQUADA

São várias as opções de plataforma de videoconferência, como: Zoom, Skype, Teams, Whereby, entre outras. Vale a pena ter mais de uma opção disponível para o caso de algum contratempo. Após selecionar a ferramenta, confirme a compatibilidade com a área de TI.

Organize a sala de reunião online e faça testes para confirmar se a ferramenta está funcionando adequadamente para que o processo não seja interrompido no meio.

Recrutador e candidato devem preparar um ambiente propício para a realização da entrevista. A fim de evitar distrações, escolha lugares silenciosos e com boa iluminação. Deixe a câmera na altura dos seus olhos e fale olhando para ela, da mesma forma que você estaria falando para os olhos do candidato, caso a entrevista fosse presencial.

  • CONTRATAÇÃO VIRTUAL

O departamento de RH, nesta fase, tem papel fundamental para garantir que a contratação virtual siga corretamente as etapas legais. Explique de forma clara os direitos, deveres e benefícios inclusos na vaga para o candidato escolhido e solicite os dados necessários para o contrato de trabalho. O novo colaborador pode receber os documentos por e-mail, ler e assinar digitalmente.

  • ONBORDING DIGITAL

Adaptar o onboarding de forma remota exige dos profissionais de RH foco e criatividade para acolher e orientar o recém-contratado preservando a vontade de aprender e contribuir para o novo cargo da organização.

 

Post relacionados

14/09/2021 - Recrutadores

Os processos de recrutamento e seleção são de suma importância para as empresas. Sabemos que contratar novos colaboradores não é tarefa das mais fáceis, pois exige planejamento estratégico e dedicação por parte dos gestores responsáveis.

08/09/2021 - Recrutadores

Estamos vivendo uma Revolução Digital que impacta diretamente no mercado de trabalho e na forma como as empresas e profissionais se relacionam. Notamos que não foi por coincidência que a cultura do home-office se propagou em diferentes países durante a pandemia, revelando que a tecnologia e o fácil acesso à internet permitem o trabalho remoto de colaboradores de diferentes setores, sem que o desempenho e a produtividade sejam prejudicados.

31/08/2021 - Candidatos

Você já comparou sua performance com a de outro colega de trabalho e sentiu que rende menos do que ele e leva mais tempo para concluir as mesmas demandas?

Av. da Liberdade, 1000 – 5º andar – Cjto 503
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500