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24/03/2020 - Recrutadores

Absenteísmo: quais consequências e como preveni-lo?

O horário de trabalho é feito para produzir. Chegada, intervalos, saídas. Todas as metas são impostas para serem realizadas segundo o tempo de cada um. Desrespeitar esse tempo acaba influenciando nos resultados traçados. A essas faltas, atrasos e saídas, damos o nome de absenteísmo.

 

Mesmo com a justificativa do funcionário, a eficácia das empresas ainda é afetada. As consequências são claras, como a baixa produtividade, lucros afetados e prejuízos sentidos, além de uma sobrecarga para funcionários que estão atuando, causando estresse na equipe, conflitos internos, qualidade reduzida na entrega do trabalho e, muitas vezes, um alto índice de turnover.

Antes de mais nada, tente entender o porquê de tantas faltas. É um problema de comportamento do funcionário ou uma questão interna da empresa?

 

Problema com funcionário? Algumas medidas são importantes:

  • Resolva já, não deixe nada para depois;
  • Assegure-se que você não é parte do problema;
  • Sempre considere fatos, nunca boatos;
  • Enfrente o comportamento, não o indivíduo;
  • Dê ao funcionário a chance de criar uma solução para o problema;
  • Tente descobrir as razões por trás do comportamento.

 

Problema com a empresa? É hora de agir.

Sendo uma questão interna da empresa, os cuidados são ainda maiores. Às vezes, um clima organizacional pesado resulta em faltas. Como você trata seus funcionários? Como eles te tratam? Como eles se comportam entre si?

A busca pelos resultados e o próprio crescimento na empresa pode gerar uma pressão exagerada na equipe. O respeito dentro do ambiente é afetado, chegando a causar até bullying e assédios. Esses problemas se unem formando uma falta de perspectiva profissional, resultando em diversas outras preocupações.

Para fugir desse cenário é preciso estabelecer segurança na estabilidade e abertura para o crescimento. Seus funcionários crescem? Sua empresa cresce junto. Confira, abaixo, algumas dicas para melhorar o clima organizacional, consequentemente melhorando o absenteísmo.

 

Desenvolva um plano de carreira

Saber o rumo que a carreira pode tomar é um incentivo às boas práticas. Ao verem colegas crescendo, os funcionários (num ambiente saudável), se sentem motivados na hora de buscar metas.

 

Crie uma rotina de avaliações de desempenho

Os feedbacks ajudam a orientar o profissional a respeito do seu desempenho e do seu comportamento. As avaliações aproximam o gestor e os funcionários, causando mais sinceridade e aumentando a confiança.

 

Promova o bem-estar

Propor atividades e ambientes saudáveis é de extrema importância, mas isso não está ligado somente à saúde. Estimule a realização de atividades físicas e a boa alimentação, mas também analise se os materiais de trabalho são adequados para execução do mesmo. Seus computadores ajudam ou atrapalham o serviço? Além disso, adote flexibilidade: não é interessante cobrar um funcionário com alta produtividade apenas porque ele atrasa 10 minutos.

 

Faça ações de engajamento

Trabalhadores costumam passar um terço do dia ao lado das mesmas pessoas, mas não constroem uma relação. Aproxime seus funcionários, derrube as barreiras, isso aumenta o sentimento de equipe e diminui as desavenças. Separados, seus funcionários lutam pelo desenvolvimento de cada departamento. Unidos, eles atuam pelo crescimento da sua empresa.

 

Crie incentivos

Ofereça programas de benefícios aos seus funcionários. Pode ser uma bolsa de estudos, um auxílio, uma viagem ou até o happy hour de sexta. Isso incentiva uma competição saudável, ainda mais quando a recompensa é coletiva.

 

Reconhecimento

Pensar que trabalhar duro é uma obrigação de todos só torna o seu negócio menos atraente. Reconheça e premie quem traz resultados, os que mais venderam no mês e no ano. Com certeza, seus funcionários vão melhorar e a empresa só tem a ganhar.

 

Escute

Seus funcionários convivem diariamente com o propósito do seu negócio. Muitos deles possuem ideias para melhorar ou pequenas sugestões que fazem a diferença. Crie um canal de comunicação, faça uma pesquisa de satisfação, uma ouvidoria. As melhorias não precisam vir apenas de você.

As principais causas de absenteísmo são as faltas injustificadas, imprevistos, problemas pessoais, problemas de saúde e barreiras no ambiente de trabalho. Para todos eles, cautela no tratamento, atenção nos detalhes, compreensão das atitudes e ação na solução.

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