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09/06/2020 - Recrutadores

A importância de adotar uma abordagem humanística dentro da sua empresa

Formar uma equipe de excelentes colaboradores comprometidos e manter estes talentos é uma atividade que requer atenção de toda empresa. Antigamente, era comum que os gestores não se preocupassem com o tratamento dado aos funcionários, não havendo relações que propiciassem um ambiente de trabalho saudável, além de não ter um compromisso com a realização profissional de toda equipe.

 

Não há também mais espaço para gestores que imponham suas vontades pela força, medo ou arrogância.

Hoje, é mais do que sabido que a qualidade de vida dentro da instituição é, até mesmo, mais importante do que o salário. Um bom clima organizacional é fator preponderante para que a empresa consiga consolidar uma trajetória de sucesso.

Promover um ambiente de trabalho saudável e com uma abordagem humanística de administrar as relações dentro da empresa é uma ótima maneira de reter talentos e aumentar a produtividade. Ao preocupar-se com o tratamento humano dedicado aos seus colaboradores, o empregador distribui satisfação entre seus participantes, sendo essa uma das molas propulsoras da motivação.

De acordo com as novas teorias da administração, temos três estágios de motivação de um colaborador:

1 – Necessidades físicas: Estão associadas à sobrevivência do indivíduo, ou seja, sua alimentação, saúde, conforto, sono, entre outras.

2 – Necessidades psicológicas: Relativas aos desejos do indivíduo como sua autoconfiança, segurança, participação, autonomia, afeição e respeito.

3 – Necessidades de autorrealização: Relacionadas e decorrentes de educação e cultura da pessoa, como viagens, novas experiências, desenvolvimento pessoal, entre outras.

Ao adotar uma cultura organizacional saudável e promover a valorização de seus funcionários, a empresa tende a ter pessoas mais otimistas e felizes, as quais acabam se sentindo estimuladas a buscar mais conhecimento e evoluir profissionalmente.

Confira alguns benefícios da Evolução Profissional:

  • Empatia com os outros colaboradores;
  • Aumento da criatividade;
  • Maior participação na solução de problemas;
  • Perspectiva positiva em relação à vida;
  • Desenvolvimento da compaixão;
  • Aprimoramento do relacionamento interpessoal;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Aceitação quanto às eventuais situações adversas;
  • Responsabilização pelos seus atos;
  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Libertação de pensamentos e comportamentos negativos.

O desenvolvimento profissional precisa ser permanente e as pequenas conquistas devem sempre ser reconhecidas. Um colaborador satisfeito com seu trabalho também será uma pessoa mais realizada em sua vida pessoal.

Aqueles que conseguem identificar suas competências e habilidades, que procuram constantemente ter mais conhecimento e capacitação, contribuem com sua ascensão e a da própria empresa.

O sucesso profissional tem uma porcentagem considerável na evolução das pessoas, com experiências significativas para o colaborador – que não é visto apenas como um gerador de lucro, mas como parte importante de toda cadeia produtiva.

Funcionários satisfeitos tendem a ter uma vida profissional menos estressante e, consequentemente, uma vida pessoal mais feliz.

 

 

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