BLOG

26/05/2020 - Recrutadores, Serviços

A DIFERENÇA ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

É muito comum a confusão entre Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Alguns colaboradores podem pensar que os dois setores realizam atividades semelhantes dentro de uma empresa. Ledo engano. Cada um deles tem características próprias e ambos são fundamentais para o sucesso da organização.

 

Tanto a área de Gestão de Pessoas quanto o RH passaram a receber mais investimentos nos últimos anos por conta dos avanços tecnológicos e sociais. Foi necessário buscar novas formas de gestão com a finalidade de melhorar o desempenho e atingir resultados, através de mudanças nas técnicas orçamentárias, descentralização administrativa de alguns setores, redução de hierarquias, implementação de instrumentos de avaliação de desempenho organizacional, gerando maior motivação e produtividade dos colaboradores.

Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas não é uma atividade que fica restrita somente a uma área ou departamento específico da empresa. Todas as lideranças exercem essa função junto às equipes com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria no desempenho dos colaboradores.

O setor de Gestão de Pessoas entende que cada ser humano é único e apresenta características próprias. Portanto, trabalha o comportamento organizacional em conjunto com a estratégia das empresas, de acordo com seus valores e princípios. Ele está apoiado em alguns pontos essenciais:

• Treinamento e desenvolvimento de equipe;
• Liderança, entendimento e motivação dos colaboradores;
• Comunicação interpessoal;
• Conhecimento e competência;
• Aplicação da ética nas relações de trabalho;
• Trabalho em equipe.

 

Em resumo: os colaboradores não são vistos apenas como parte do processo, mas, sim, como um diferencial dele. A Gestão de Pessoas tem a função de humanizar as organizações a partir de atividades de valorização pessoal, que irão auxiliar no crescimento profissional e possibilitar a contribuição de cada um para o negócio como um todo.

 

RECURSOS HUMANOS

Até poucas décadas atrás, o setor de Recursos Humanos se restringia a contratar, demitir e cuidar dos benefícios dos colaboradores. De uns anos para cá, as empresas começaram a entender que, para conquistar resultados mais expressivos, precisariam valorizar o capital humano e cuidar das pessoas, criando um planejamento para preencher determinada posição.

Pode-se dizer que a área passou de um setor burocrático para um setor estratégico. No RH, há o acompanhamento do processo como um todo, passando pelas atividades relacionadas à qualidade de vida, saúde, benefícios e segurança no ambiente de trabalho.

Algumas responsabilidades atribuídas atualmente aos Recursos Humanos são:

• Processos de recrutamento;
• Organização de cargos e funções;
• Planejamento de carreiras;
• Avaliação de desempenho funcional e comportamental;
• Desenvolvimento de estratégias para retenção de talentos;
• Redução na taxa de demissões;

 

Em resumo: enquanto a Gestão de Pessoas trabalha com as aptidões individuais de cada colaborador, onde é possível identificar uma fraqueza do colaborador, por exemplo, o setor de Recursos Humanos é responsável pela elaboração de estratégias para uma melhor capacidade organizacional das pessoas que compõem a equipe da empresa.

 

Embora sejam atividades diferentes, a Gestão de Pessoas e os Recursos Humanas precisam estar alinhados, pois ambas visam garantir bons resultados à empresa.

Nós, da Avance-Authent, sabemos reconhecer perfis que tenham condições de inovar dentro de uma empresa, sempre valorizando as qualidades dos indivíduos e estabelecendo as melhores conexões entre pessoas e empresas. Todo este conhecimento é fruto de muita experiência, pesquisas e atualizações constantes de nossa equipe. Conte conosco na sua caminhada em prol da produtividade, da motivação e do bem-estar de seus colaboradores!

 

 

Post relacionados

29/09/2020 - Candidatos

São muitos os desafios para quem toma uma decisão como esta e a Avance-Authent separou alguns deles em nosso blog!

22/09/2020 - Candidatos

Listamos em nosso blog habilidades desenvolvidas com a maternidade que fazem com que elas sejam excelentes colaboradoras.

15/09/2020 - Recrutadores

Como fazê-lo em um período de isolamento social, onde muitas empresas ainda estão praticando o home office? Confira as dicas em nosso blog!

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562