BLOG

27/10/2020 - Candidatos

7 passos para conquistar um cargo de liderança

Quem nunca pensou ter reconhecimento profissional e uma boa bonificação pelo trabalho que desempenha? Quem nunca almejou ser responsável por uma equipe e se tornar exemplo para os colaboradores mais inexperientes?

 

A posição de liderança traz tudo isso, mas, ao mesmo tempo, coloca grandes desafios para quem a executa. O que define um bom líder é justamente sua capacidade de motivar os outros, organizar o trabalho em grupo, mostrando o melhor caminho para otimizar os processos e aumentar a produtividade da empresa.

Se você sonha em ocupar esta posição, nós, da Avance-Authent, desenvolvemos um passo a passo para que você chegue lá. Boa sorte!

Passo a passo para se tornar um líder

PASSO 1 – AUTOCONHECIMENTO E PLANEJAMENTO

Para alcançar um cargo de liderança, reflita sobre o momento profissional que você está vivendo e visualize o que você quer para o futuro. Qual é a distância entre os dois pontos?
Trace uma rota e tome decisões assertivas para chegar ao seu objetivo, planejando constantemente cada passo.

Tenha coragem para fazer as escolhas certas a longo prazo. Renuncie propostas que não se encaixam na trajetória que você desenhou, mesmo que em um primeiro momento pareçam financeiramente interessantes.

 

PASSO 2 – MELHORE SUA PERFORMANCE

Reconheça seus pontos fracos e encontre formas de aprimorá-los para aumentar suas competências. Proatividade e a busca pela excelência nas atividades realizadas no dia a dia também ajudam um profissional a se destacar dentro do grupo.

É importante ser admirado pelos colegas de trabalho, por isso, fuja de fofocas e atitudes que possam impactar negativamente sua reputação. Um líder precisa de empatia e inteligência emocional para lidar com as necessidades de cada um. Desta forma, invista em relacionamentos saudáveis com seus colegas, gestores e empresa onde você trabalha.

 

PASSO 3 – ESCOLHA UM MENTOR

Tenha uma espécie de consultor que pode ser um amigo mais experiente da área, um ex-chefe, um psicólogo ou um coaching. Para esta pessoa, você poderá contar seus dilemas profissionais, desabafar e receber conselhos.

A jornada para alcançar um cargo de liderança é longa e o mentor deve ser capaz de ajudá-lo a desenvolver seus talentos, oferecendo insights para que você crie as melhores estratégias para atingir seus objetivos.

 

PASSO 4 – INVISTA NO MARKETING PESSOAL

É imprescindível causar impacto positivo nas pessoas com quem você trabalha. Há profissionais que são talentosos, porém não focam no marketing pessoal, o que acaba dificultando sua promoção.

Uma alternativa é surpreender seu gestor e todos ao redor, com atitudes que não eram esperadas. Por exemplo: aumente por conta própria sua meta, estimule outras pessoas da sua equipe a agirem da mesma forma para que juntos melhorem a produtividade da empresa. Bons gestores valorizam colaboradores motivados e que influenciam positivamente o time.

 

PASSO 5 – ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO

Outra dica para crescer dentro da empresa é estar por dentro das novas tendências da sua área. Não fique restrito apenas ao que acontece na sua rotina profissional. Leia, pesquise, faça cursos e participe de palestras e congressos. Além disso, preste atenção em outros líderes e aprenda com eles. Observe e pergunte com o objetivo de sempre aprimorar seu conhecimento.

 

PASSO 6 – TENHA O PERFIL EXIGIDO PARA O CARGO DE CHEFIA

Somente é promovido quem possui as habilidades que o cargo de liderança exige e se encaixa na cultura organizacional da empresa. Por isso, conheça a instituição, as funções executadas pela chefia e se prepare. Uma boa alternativa é fazer treinamentos específicos para desenvolver as competências requeridas.

 

PASSO 7 – SEJA PERSISTENTE

A capacidade para resolver problemas está atrelada ao cargo de liderança. Daí a importância da persistência. Não desista no meio do caminho. Quanto mais crescer na carreira, maiores serão os desafios que você enfrentará. Aproveite as situações tensas para se tornar uma pessoa mais madura, agregar experiência em seu currículo e aprimorar a forma como lida com as dificuldades.

 

 

 

Post relacionados

15/06/2021 - Recrutadores

Assim como todos os profissionais que entram no mercado de trabalho, as pessoas com Down se fortalecem e mudam suas posturas, sentindo-se mais independentes e capazes de realizar seus desejos quando começam a trabalhar.

08/06/2021 - Candidatos, Recrutadores

O home office – ou trabalho remoto – já era praticado por algumas empresas com parcimônia há alguns anos, tanto que passou a ter uma regulamentação própria após a Reforma Trabalhista, em 2017.

01/06/2021 - Candidatos, Recrutadores

Com a segunda onda da pandemia da Covid-19 e o alto número de mortes que ainda assombram o país – sem falar na possibilidade de uma terceira onda –, muitos colaboradores se sentem perdidos em relação à volta ao trabalho presencial.

 

Av. da Liberdade, 1000 – 7º andar – Cjto 703
Liberdade – S. Paulo/SP - CEP 01502-001

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562