BLOG

31/03/2020 - Recrutadores

6 dicas para melhorar o perfil profissional online

As redes sociais se popularizaram. Existe uma para quase todo tipo de assunto. Para o mundo dos negócios, não é diferente. Várias são as opções para criar conexões profissionais, a mais conhecida é o LinkedIn. Acompanhe algumas dicas importantes para se sair bem nessas plataformas.

 

 1. Seu perfil é único

 

Personalizar o seu perfil é o primeiro passo para se destacar. Perfis com foto atraem mais visitas e mensagens. Use uma boa foto, não é nada agradável conversar com alguém sem imagem, ainda mais na era das redes sociais.

 

Antes de divulgar seu perfil, também fique atento à URL. Os perfis profissionais costumam gerar endereços com números e códigos. Deixar mais prático facilita a comunicação. É bem melhor um “br.linkedin.com/in/joaosouza” do que “br.linkedin.com/in/joao25648%43$2souza86&”

 

Lembre-se: currículo impresso é diferente da versão on-line. Formate seu texto de acordo com o site que vai usar, em blocos pequenos com indicadores visuais. É importante preencher todos os campos do site, ainda que leve um tempo.

 

 2. Informações

 

Como você deve escrever? Se possui obstáculos na hora de discorrer seu texto, procure usar o vocabulário da sua área de atuação. Além de mostrar conhecimento, você estará falando sobre o seu perfil de uma maneira interessante.

 

Alguns termos são muito usados e não transmitem mais tanta confiança. Muitas pessoas afirmam que estão motivadas e que são criativas. Quase todos usam isso. Destaque-se usando outras palavras, seja você.

 

Lembre-se de manter a coerência nas informações: seu currículo on-line precisa ser o mesmo, com todas as atualizações, da versão impressa.

 

Por último, mas não menos importante: um bom português é a base de tudo. Ser cuidadoso com a língua diz muito sobre você. Evite gírias e escreva da forma correta.

 

 3. Objetividade

 

Apresentações diretas chamam mais atenção. Evite textos longos e complicados de entender. O recrutador procura clareza nas informações. Seja objetivo na hora de revelar seus diferenciais, isso ajuda até na aparência final do seu perfil.

 

Faça uma apresentação, revele seus interesses profissionais, sua área de atuação e não esqueça de colocar seus contatos.

 

Na internet, a busca por perfis é muito grande. Você já tentou encontrar o seu? Use os principais sites de busca para verificar o que está disponível sobre você. Esses serão os primeiros conteúdos vistos pelos recrutadores. Você acha que essas informações agregam valor à sua candidatura? Esses mesmos mecanismos de busca filtram resultados de acordo com os termos usados. Para facilitar, portanto, você pode usar palavras-chave que evidenciem as suas capacitações.

 

 4. Atualize sempre

 

Verifique, com frequência, todas as informações utilizadas. Algumas pessoas mudam contatos ou participam de cursos e esquecem de atualizar o currículo. Voltar a analisar o perfil também é uma maneira de encontrar erros ou ter novas ideias para expor suas qualidades. Mantenha sempre o seu cargo atualizado para facilitar os mecanismos de busca. No caso dos desempregados, use o cargo que você procura em vez de “desempregado” ou “disponível”, afinal, nenhum recrutador procura por esses termos.

 

 5. Interação

 

Networking é uma prática muito poderosa para o crescimento profissional. Com a conectividade atual, desenvolver contatos profissionais fica muito mais fácil, podendo criar laços com pessoas da mesma função que a sua ou em áreas convergentes. Crie mais oportunidades: interaja! Faça parte de grupos, converse, compartilhe ideias e experiências. A interação também melhora sua relevância no algoritmo da rede, ajudando no seu posicionamento na hora das buscas.

 

As recomendações também são ótimas. Tome a iniciativa de recomendar profissionais e aguarde a reciprocidade. Essa atitude, além de desenvolver relações, enriquecerá as suas qualificações.

 

O que não fazer ?

 

Tão importante quanto colocar diversas dicas em prática é evitar alguns comportamentos. Confira:

 

  • Publicar informações da sua vida pessoal;
  • Perfis duplos – verifique se já existe um perfil criado e exclua;
  • Não poste comentários negativos – resolva conflitos em particular;
  • Não solicite recomendações – apenas as faça e aguarde reciprocidade;
  • Não incomode outros profissionais – se fez contato e não obteve resposta, bola pra frente.

 

As redes sociais são excelentes para descobrir e fortalecer contatos para futuros negócios. As possibilidades são amplas e as chances de encontrar seu próximo parceiro de negócio é alta. Conhecer a plataforma e utilizar todos os recursos aumentam as oportunidades. Sendo assim, corrija os erros, seja qual for a sua função. Transmitir uma boa imagem é fundamental para fechar parcerias.

 

Post relacionados

02/06/2020 - Candidatos

Se você foi dispensando, não entre em desespero. A Avance-Authent separou dicas para que você consiga se organizar do ponto de vista pessoal e financeiro e também possa buscar soluções conscientes.

26/05/2020 - Recrutadores, Serviços

Embora precisem estar alinhadas para poder garantir bons resultados dentro de uma empresa, elas são áreas com atividades diferentes.

19/05/2020 - Recrutadores, Serviços

Elaboramos uma relação de condutas e precauções para ajudar nossos clientes a superar épocas de dificuldades.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562