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04/05/2021 - Recrutadores

5 Métricas para ajudar o RH da sua empresa a performar melhor

O departamento de Recursos Humanos é quem entende o impacto dos colaboradores nos resultados da empresa e, por isso, precisa saber medir os indicadores de performance da equipe, avaliando de forma embasada a situação atual, identificando falhas e definindo como conduzi-las para bons resultados. Os dados que auxiliam na estruturação de um RH estratégico e eficaz são chamados de métricas de RH, também conhecidas como KPIs (Key Performance Indicators)

Cada negócio precisa definir de que forma as métricas servem para uma determinada situação e quais devem ser analisadas. Os indicadores permitem que seja criada uma estratégia de trabalho mais coerente, possibilitando que o departamento tome decisões baseadas em dados confiáveis.

Os indicadores ajudam os gestores de RH a:

  • Conhecer o negócio profundamente;
  • Acessar dados confiáveis para estabelecer metas;
  • Fazer avaliações claras e objetivas;
  • Criar processos internos mais organizados;
  • Aumentar a produtividade da empresa.

Ferramentas digitais ajudam o setor de RH

A Avance-Authent separou 5 métricas que irão ajudar o RH da sua empresa a performar melhor. Confira!

  • TURNOVER OU ROTATIVIDADE

O índice de turnover mostra quantos colaboradores saem e entram na sua empresa durante determinado período, trazendo à tona fatores, como falhas na gestão, qualidade do clima organizacional, efetividade dos processos de recrutamento e seleção, insatisfação dos funcionários, entre outros. 

Conhecendo esses índices, é possível evitar o número de saída de funcionários, custos com cancelamentos de contratos, novas seleções e preparação de novos colaboradores. Além disso, o alto índice de rotatividade faz a empresa perder conhecimento da operação, relacionamento com clientes, capital intelectual, agilidade e eficiência.

O cálculo da porcentagem de turnover é feito pela contabilização de rescisões involuntárias e voluntárias ao longo do prazo em questão. Deve-se dividir esse valor pelo número médio de membros e multiplicar o resultado por 100.

  • ABSENTEÍSMO

É a métrica responsável por revelar o índice de afastamentos, faltas e atrasos por parte dos colaboradores. O índice revela que, por algum motivo, os funcionários estão se sentindo desmotivados com o trabalho, o que é um passo anterior para os pedidos de demissões começarem a surgir.

É preciso verificar quais as justificativas para as ausências e entender como está o clima organizacional da instituição.

Colaboradores ausentes causam impacto de custos para a empresa, além de comprometer produção, vendas e o atendimento ao cliente.

O cálculo é feito pela multiplicação entre a frequência de faltas e o número total de dias ausentes. Se maior que 450, é preciso atenção.

  • RETENÇÃO DE TALENTOS

Toda empresa precisa contar com profissionais comprometidos, por esse motivo, a métrica permite visualizar a eficiência das estratégias direcionadas à retenção de talentos. A satisfação dos funcionários representa um grande diferencial competitivo e estão relacionadas a salário, ambiente de trabalho, benefícios etc.

É possível mensurar a satisfação das equipes por meio de pesquisas que permitam respostas em escala de 1 a 10. A fórmula das respostas é: { [ ( Soma de todas as respostas ÷ 3 ) – 1 ] ÷9 } x 100.

 

  • PRODUTIVIDADE

Quanto a organização consegue produzir de receita por colaborador por um período de 12 meses? Este é o ponto de partida para medir a produtividade e avaliar o nível de eficácia da empresa e a capacidade de cumprir os objetivos estabelecidos.

Qualidade de entrega, tempo gasto, prazos respeitados, otimização de processos, satisfação dos clientes e falhas são elementos que também devem ser considerados na análise desta métrica.

 

  • RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Contratar adequadamente é a fórmula para manter a equipe por mais tempo e aumentar a produtividade.

Entender a melhor forma da organização atrair e encontrar talentos ajuda a reduzir o tempo de busca por profissionais que se encaixem nos perfis adequados. Quando a espera é demorada, diminui-se a produtividade e é deflagrada a falha no processo.

Para um processo de recrutamento e seleção eficiente, conte com a Avance-Authent!

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