BLOG

29/10/2019 - Recrutadores

5 erros de recrutadores durante o processo seletivo

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

A realização de um processo seletivo pode parecer tarefa fácil para algumas pessoas, mas a verdade é que ela requer cuidado e experiência por parte dos recrutadores.

Revisitar e atualizar métodos é fundamental para que o processo seletivo da sua empresa esteja de acordo com o cenário do mercado de trabalho, além de ajudar a manter a reputação da corporação diante dos talentos disponíveis no mercado.

Um processo seletivo realizado de forma equivocada gera desgastes para ambos os lados (contratante e candidato) e ainda pode ocasionar preju√≠zos financeiros para a empresa, com contrata√ß√Ķes pouco ou nada assertivas.

Nós já falamos por aqui sobre algumas dicas para melhorar seu processo de recrutamento e seleção e até mesmo sobre características pessoais de um bom recrutador e, abaixo, listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação.

 

– Falta de conhecimento sobre as necessidades da empresa

Informa√ß√Ķes sobre a cultura organizacional da empresa e sobre os requisitos da vaga s√£o fundamentais para garantir um processo seletivo assertivo. Afinal, fica imposs√≠vel contratar o candidato certo, se o recrutador n√£o souber quais atividades dever√£o ser executadas, bem como, qual perfil comportamental mais adequado para atuar na corpora√ß√£o.

As perspectivas da empresa precisam estar alinhadas às expectativas do profissional que está pleiteando a vaga, do contrário, a probabilidade de um dos lados sair frustrado após a contratação é alta.

– Falta de preparo para a entrevista

Nessa situa√ß√£o, al√©m de n√£o conhecer as necessidades da empresa, o recrutador tamb√©m n√£o se aprofunda nos curr√≠culos selecionados, deixando de elaborar uma lista pr√©via de perguntas e de informa√ß√Ķes a serem passadas aos candidatos.

Não é necessário ser especialista na área da vaga ou ter conhecimentos profundos, mas com certeza estudar um pouco do segmento/mercado da vaga ajudará a estar melhor preparado.

Por mais que o profissional de RH tenha anos de experiência, conduzir qualquer etapa do processo seletivo na base do improviso é uma escolha que pode ser fatal para uma boa contratação.

– Falta de postura profissional

Pode parecer óbvio, mas alguns recrutadores acabam se esquecendo de que a postura profissional é necessária dos dois lados em um processo seletivo.

O profissional do RH é o espelho da empresa no momento da entrevista e, portanto, sua ética, boa comunicação, educação e simpatia acabarão sendo o reflexo do que está por vir no ambiente de trabalho do candidato.

Independentemente de o candidato estar aderente ou n√£o a vaga, o respeito deve estar acima de tudo.

– N√£o realizar testes pr√°ticos

Testes, simula√ß√Ķes e outros formul√°rios podem ajudar a garantir um processo seletivo mais din√Ęmico e completo.

√Č poss√≠vel levantar com o gestor direto da √°rea contratante um exemplo de case com problema real para ser solucionado. A depender da vaga, tamb√©m vale investir na aplica√ß√£o de testes pr√°ticos em programas e softwares que far√£o parte da rotina do profissional ap√≥s a contrata√ß√£o.

– N√£o dar retorno

Um processo seletivo n√£o √© composto somente pelo candidato selecionado. √Č fundamental tratar com respeito e empatia os profissionais que se candidataram para a vaga e, sobretudo, aqueles que se deslocaram para participar de uma ou mais etapas do seu processo.

Se voc√™ informou um prazo dentro do qual dar√° o feedback, cumpra-o. Caso algum imprevisto o impe√ßa de cumpri-lo, ainda assim, √© melhor dar um retorno ‚Äúatrasado‚ÄĚ do que simplesmente sumir.

Seja por e-mail, telefone ou mensagem no celular, a √ļnica coisa que est√° fora de cogita√ß√£o √© deixar o profissional sem resposta.

 

Avance Authent

Precisa de uma consultoria especializada e de confiança para a realização dos seus processos de recrutamento e seleção? Conte com a Avance Authent.

S√£o mais de 25 anos de experi√™ncia e contrata√ß√Ķes com quase 100% de assertividade, atendendo empresas de pequeno a grande porte, nacionais e multinacionais.

Acesse nossas páginas de serviços e saiba mais.

Post relacionados

29/09/2020 - Candidatos

S√£o muitos os desafios para quem toma uma decis√£o como esta e a Avance-Authent separou alguns deles em nosso blog!

22/09/2020 - Candidatos

Listamos em nosso blog habilidades desenvolvidas com a maternidade que fazem com que elas sejam excelentes colaboradoras.

15/09/2020 - Recrutadores

Como fazê-lo em um período de isolamento social, onde muitas empresas ainda estão praticando o home office? Confira as dicas em nosso blog!

Rua Estela, 515 ¬∑ Bloco E ¬∑ 17¬ļ andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562