BLOG

15/10/2019 - Recrutadores

5 características que ajudarão no seu processo de recrutamento

Saiba quais características pessoais aperfeiçoar para melhorar seus processos de recrutamento e seleção.

 

Ao contrário do que se possa imaginar, o trabalho de recrutamento vai muito além da seleção de currículos para preencher vagas.

O processo de recrutamento e seleção requer conhecimentos em diversas áreas, da administração à psicologia, além de exigir dos profissionais responsáveis algumas habilidades e competências pessoais, como boa percepção e comunicação.

O olhar analítico – voltado tanto para o perfil do candidato quanto para a cultura da empresa – garante um recrutamento mais eficaz e assertivo, já que permite ao recrutador fazer a conexão da postura e experiência de um candidato aos requisitos da vaga em um menor intervalo de tempo.

Essa é apenas uma das características que garante ao recrutador um processo mais efetivo. Abaixo, você conhece outras cinco características pessoais que podem ajudar durante o recrutamento.

– Ser um bom comunicador

A falta de clareza nas informações em um processo de seleção pode gerar grandes desgastes tanto para o candidato como para a empresa contratante. E, já que é o recrutador a ponte entre essas duas partes, é fundamental que ele tenha habilidade para se comunicar.

Atividades exercidas, salário, benefícios e até mesmo o perfil corporativo do contratante devem ser expostos de maneira objetiva.

Além disso, ser um bom ouvinte e compreender todas as informações dadas pelo candidato também garante mais efetividade na comunicação.

– Ser imparcial

Julgamentos pessoais devem ser mantidos à distância de um processo de recrutamento.

A partir do momento em que são feitas as seleções dos currículos até o término da contratação, é imprescindível que o recrutador esteja focado em contratar o candidato com mais competências e atribuições que se enquadrem aos requisitos da vaga.

Não se deve deixar influenciar por preconceitos e opiniões sobre características pessoais do profissional que está pleiteando a oportunidade, mantendo-se imparcial ao longo de todas as etapas.

– Ser discreto

Manter uma comunicação eficaz e transparente não significa realizar uma série de perguntas a respeito da vida pessoal do candidato, tampouco questionamentos que possam gerar constrangimento durante o recrutamento.

Ser discreto garante que toda a conversa estabelecida na entrevista esteja às voltas de temáticas relacionadas a pontos que impactem no perfil profissional do candidato, suas habilidades e experiências, além de assegurar que a seleção seja muito mais rápida e assertiva.

– Ser tecnológico

Ser um profissional atualizado possibilita ao recrutador que realize suas tarefas de forma otimizada, usufruindo de tecnologias a favor de sua rotina.

Compartilhamento de vagas nas redes sociais, agendamento de entrevistas por e-mail e até mesmo o uso de bancos de currículos integrados a diversos sites são maneiras de agilizar o processo de recrutamento.

– Ser estrategista

Da divulgação às etapas do processo de recrutamento. É fundamental que o profissional de RH estabeleça prazos para execução de cada passo da entrevista, bem como quais objetivos e informações serão captados em cada uma dessas fases.

Boas estratégias visam otimizar tempo sem perder o foco em selecionar o melhor talento para preencher a vaga disponível.

Avance Authent

A Avance Authent conta com um time de recrutadores experientes e atualizados, que podem ajudar sua empresa em seus processos seleção.

Com base em um profundo conhecimento do mercado de trabalho e, principalmente, do perfil dos profissionais, realizamos contratações com quase 100% de assertividade.

Conheça nossos serviços.

Post relacionados

05/11/2019 - Candidatos

Listamos algumas dicas para quem está em busca de uma oportunidade em uma multinacional.

29/10/2019 - Recrutadores

Listamos cinco erros que podem e devem ser evitados durante as etapas de contratação, para evitar desgastes a ambos os lados.

22/10/2019 - Candidatos

Os especialistas em RH da Avance Authent listaram dicas de como lidar com a mudança de chefe.

Rua Estela, 515 · Bloco E · 17º andar Cj. 171 e 172
Vila Mariana - CEP: 04011-002 · São Paulo/SP

+55 11 5906-7500

+55 11 3262-5562